Blog Messem

5 livros para você entender a história da economia brasileira

Ao longo das últimas décadas, o mercado de capitais brasileiro passou por importantes mudanças que ajudaram a trazer mais transparência e segurança aos investidores.

O mercado financeiro brasileiro, no entanto, é muito mais antigo do que a criação da B3 ou da Bovespa, sua antecessora. As primeiras bolsas de valores do país, por exemplo, surgiram em 1817 – cinco anos antes de Dom Pedro I proclamar a independência do Brasil – no Rio de Janeiro e em Salvador.

Em homenagem à Semana da Pátria e aos 200 anos da independência do Brasil, separamos hoje cinco dicas de livros para que você fique por dentro da história da economia brasileira e do mercado de capitais do país. Confira!

1. História Econômica do Brasil: 1500- 1820

Patrono da indústria brasileira, Roberto Simonsen (1889-1948) foi um dos empresários e políticos mais influentes do Brasil na primeira metade do Século XX. Foi um dos principais responsáveis pelo estabelecimento

O livro História Econômica do Brasil: 1500-1820 é um apanhado do conteúdo ministrado por Simonsen em uma cadeira na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo – atualmente Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Simonsen mostra, com dados e outros recursos, como funcionava a economia brasileira durante o Brasil Colônia. Crítico da economia voltada para o mercado externo adotada durante o período, o autor usou a sua obra como justificativa para seus planos de desenvolvimento industrial do país.

Atualmente, o livro está disponível para download gratuito no portal do Senado Federal.

2. Comércio Português no Rio da Prata (1580-1640)

A historiadora Alice Piffer Canabrava (1911-2003) foi uma pioneira nos estudos sobre a economia do Brasil. Sua tese de doutorado foi uma das primeiras pesquisas acadêmicas sobre o assunto e tornou-se referência para publicações do meio.

Em Comércio Português no Rio da Prata (1580-1640), a autora oferece um novo olhar sobre o período e a atividade econômica na região. Canabrava escolheu o período de 1580 a 1640 para sua pesquisa pois se trata do período em que houve uma unificação das Coroas Ibéricas – Portugal e Espanha – e em que aconteceu um modelo de gestão diferente nas colônias até o estabelecimento da dinastia Bragança em Portugal.

Canabrava se diferenciou de seus contemporâneos, como Roberto Simonsen, por contar a história da economia brasileira através de uma linguagem mais acadêmica. Nesta obra, a autora mostra a diferença entre a articulação dos comerciantes localizados na região do Rio da Prata ante o que era possível presencial no restante da América Hispânica.

3. Histórias do mercado de capitais no Brasil

Simone Azevedo é editora executiva da revista Capital Aberto, cargo que exerce desde 2003. Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, a autora tem MBA em mercado de capitais pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) da Universidade de São Paulo (USP).

Marta Barcellos é escritora e jornalista com mais de 15 anos de experiência na redação de jornais importantes do país, como O Globo, Valor Econômico e Gazeta Mercantil. Em 2015, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura e o Prêmio Literário Bibilioteca Nacional pelo seu trabalho com o livro Antes que seque.

Juntas, as duas jornalistas da Capital Aberto contam – através de entrevistas, relatos e depoimentos inéditos – a história do mercado de capitais brasileiro, desde os primórdios da Bolsa de Valores até o Século XXI. Com bom humor e muita emoção, o leitor pode aprender um pouco mais sobre a história do nosso país e do desenvolvimento do mercado financeiro do Brasil.

4. Formação econômica do Brasil

Considerado por muitos como o maior economista brasileiro, Celso Furtado (1920-2004) dedicou grande parte da sua vida a estudar a economia brasileira e o papel do estado no desenvolvimento da economia nacional.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Furtado começou a escrever seu livro de maior sucesso na França, durante seu doutorado na Universidade de Paris.

A ideia inicial do economista era explicar a história da economia brasileira para os estrangeiros, uma vez que o livro foi publicado quando o mesmo morava na Inglaterra. Quase que instantaneamente, no entanto, Formação econômica do Brasil se tornou uma referência na literatura brasileira, com sua mistura de análises históricas e econômicas fazendo grande sucesso.

5. 40 anos CVM – A história da CVM pelo olhar de seus ex-presidentes

George Vidor é um jornalista brasileiro especializado em economia e política, sendo colunista e editorialista do jornal O Globo por mais de 30 anos – entre 1986 e 2018.

Vidor foi escolhido pela B3 e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) para escrever a obra, um presente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pelos 40 anos da instituição que regula o mercado de capitais brasileiro.

Na obra, o leitor vai conhecer a história completa da autarquia, desde a sua implementação até a sua consolidação além, claro, da influência que a CVM teve na evolução do mercado financeiro no país.

O livro 40 anos CVM – A história da CVM pelo olhar de seus ex-presidentes não teve, o livro está disponível para download gratuito no portal da CVM, onde o investidor ainda pode conferir outras opções de leituras publicadas pela autarquia.

Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada?

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem!

Sobre a Messem Investimentos

Desde a fundação da Messem Investimentos, ainda em 2007, o nosso objetivo como empresa sempre foi cuidar do futuro das pessoas.

Com a evolução do mercado financeiro conhecimentos foram difundidos, novos produtos foram desenvolvidos e até mesmo análises foram aprimoradas.

Na busca por acompanhar esse processo e estar cada vez mais próximo de você e dos seus sonhos, a Messem Investimentos e a Faros Private uniram suas estruturas e esforços para dar origem à Fami Capital.

Como o maior ecossistema independente de soluções financeiras do Brasil, a Fami Capital nasce consolidada para atender às suas necessidades, da sua família e do seu negócio.

Acompanhe os próximos passos desta história através do site fami.capital e aproveite para seguir o perfil oficial no Instagram, @fami.capital.