Blog Messem

Cenário da semana: alta da produção industrial na Europa e o mercado dividido para o inicio do corte de juros em maio nos EUA

Os destaques da agenda econômica dessa semana iniciam na segunda-feira (19) com a divulgação do Índice de Confiança do Empresário no Brasil e da Taxa de Juros 1A/5A na China.

Na quarta-feira (21), nos Estados Unidos, ocorre a publicação das atas do Federal Open Market Committee (FOMC).

Quinta-feira (22) é o dia da divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI) Industrial/Serviços/Composto norte-americano.

Na sexta-feira (23), aqui no Brasil, é anunciado o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV.

Cenário internacional: o aumento da produção industrial na Europa

A produção industrial na Europa surpreendeu com um aumento expressivo e acima das expectativas de +2,6% em dezembro, ante +0,4% em novembro de 2023. Já na base anual, a alta foi de +1,2%, abaixo dos +4,4% inicialmente estimados. Esses números foram impulsionados pelo aumento de +20,5% em bens de capital, como máquinas, equipamentos e veículos.   

O CPI (índice de preços ao consumidor) de janeiro do Reino Unido ficou estável em relação a dezembro de 2023, com uma alta de +4% – a expectativa era de +4,2%. Quem também se manteve estável foi o núcleo da inflação, este que permaneceu em 5,1% (expectativa 5,2%).   

Cenário internacional: o mercado segue dividido em relação ao inicio do ciclo de corte dos juros nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o CPI (índice de preços ao consumidor) teve uma alta de +0,3% em janeiro em comparação a dezembro/23, e +3,1% no período de 12 meses (expectativa +0,2% e +2,9%, respectivamente). O Núcleo do CPI acumulou uma alta acima do esperado de +0,4% em janeiro-dezembro, e +3,9% ao longo do último ano. Os maiores impactos foram nos gastos com moradia e alimentação.   

O Índice de Preços ao Produtor (PPI) apresentou um aumento acima das expectativas de +0,3% e o Núcleo do PPI, uma alta no acumulado de 12 meses de 2,6%, ante 1,8% registrado em dezembro. Segundo o CME Group, a probabilidade do corte da taxa de juros para maio está em 44,7%, indicando que o mercado está dividido em relação ao inicio do ciclo de corte dos juros. 

Cenário doméstico: a curva de juros brasileira encerrou a semana em alta

Com a divulgação dos dados de inflação dos Estados Unidos acima das expectativas, a curva de juros brasileira encerrou a semana em alta. Dados do varejo e da produção industrial amenizaram em parte a abertura da curva de juros. O dólar fechou em R$ 4,9675, com uma alta semanal de +0,16% e anual de +2,4%. O Índice Ibovespa teve uma alta de +0,55% na semana e uma queda de –0,44% no período de 30 dias.