Blog Messem

Cenário da semana: superávit comercial na China e a manutenção da taxa de juros básica pelo BCE

A agenda econômica da semana ganha relevância a partir da terça-feira (12), com um dos principais indicadores do mês: o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) norte-americano. No mesmo dia, também ocorre a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação brasileira,

Na quinta-feira (14), serão publicadas as pesquisas de Vendas no Varejo, Núcleo do IPP, além do Índice de Preços ao Produtor (PPI), todos dados norte-americanos.

Para encerrar a semana, também nos Estados Unidos, na sexta-feira (15), serão divulgados os dados de Produção Industrial e a pesquisa de Confiança do Consumidor Michigan.

Cenário internacional: China

No primeiro bimestre de 2024, a balança comercial mostrou um superávit comercial de R$ 125,16 bilhões, com uma alta de +7% em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, também houve uma alta de +3,5% nas exportações (expectativa +3%) e de +7,1% nas importações (expectativa +2,2%).  Os dados indicam, em parte, uma recuperação que é impulsionada pelo setor de eletrônicos e pelo baixo efeito de base em relação ao mesmo período do ano passado, onde as exportações registraram uma queda de -6,8%. O Banco Popular da China sinaliza para novos cortes de compulsórios com o objetivo de estimular os preços no consumidor e estabilizar o yuan.

Cenário internacional: Europa

O Banco Central Europeu (BCE) manteve, pela quinta vez consecutiva em patamares recordes, a taxa de juros básica em 4,5% ao ano. Houve redução na projeção de crescimento em 2024 de 0,8% para 0,6% e uma redução na projeção de inflação em 2024 de 2,7% para 2,3%.  

O colegiado ressaltou resiliência na condução da política monetária e Christine Lagarde, presidente do BCE, mencionou que as pressões internas continuam altas devido ao forte crescimento dos salários.  

Cenário internacional: Estados Unidos

Na última semana, foi publicado o Payroll norte-americano e o relatório evidenciou a criação de 275 mil postos de trabalhos em fevereiro, ante 229 mil em janeiro (expectativa 200 mil). A taxa de desemprego subiu para 3,9%, acima dos esperados 3,7%.  A renda média por hora ficou em U$ 34,57 e sobe para 0,14% em fevereiro/janeiro, e a renda média na base anual ficou em 4,3% (expectativa 4,4%). Segundo o CME Group, a probabilidade de início do ciclo de corte da taxa de juros para junho está em 57,5%.

Cenário doméstico

A curva de juros da semana passada encerrou em queda e em linha com os rendimentos dos treasuries. A balança comercial brasileira mostrou um superávit de U$ 5,4 bilhões em fevereiro, representando um aumento de 111,6% em relação ao saldo de fevereiro de 2023.  Esse valor foi o maior saldo para o mês de fevereiro desde 1989. Os resultados das exportações registraram um avanço de +16,3% em relação a fevereiro e os resultados das importações indicaram uma alta de +2,4% em relação ao mesmo período.  

Influenciado pelos dados de trabalho dos Estados Unidos, pela balança comercial da China e pelo fim dos dividendos extraordinários da Petrobras, o índice Ibovespa teve uma queda de –1,63% na semana e de –5,30% no ano.