Blog Messem

Cenário da semana: o corte na taxa básica de juros na China e a ata do Fed nos Estados Unidos

A agenda econômica dessa semana é de extrema relevância e já ganha um destaque nessa segunda-feira (26/02) com o relatório de venda de casas novas nos Estados Unidos.  

Na terça-feira (27/02), é a vez do Brasil divulgar o Índice de Preços ao Consumidor da primeira quinzena do mês (IPC) e os Estados Unidos apresentarem o relatório de encomendas de bens duráveis.  

Quarta-feira (28/02) inicia com o anúncio do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) no Brasil, além do crescimento trimestral do PIB e a Balança comercial de bens nos Estados Unidos.  

Na quinta-feira (29/02) será publicada a taxa de desemprego brasileira, o Índice dos Gerentes de Compras (PMI) Industrial NBS/Caixin na China e o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) nos Estados Unidos, um dos principais indicadores para decisão de política monetária do Fed.

Para encerrar a semana, na sexta-feira (01/03), temos a divulgação do crescimento trimestral do PIB e da Balança Comercial no Brasil.

Cenário Internacional

China

O Banco Popular da China (PBOC) realizou um corte de 25 pontos-base na taxa básica de juros (LPR) para empréstimos de 5 anos. O corte surpreendeu o mercado que, de acordo com a Reuters, tinha expectativa para uma redução entre 5 e 15 pontos-base. A taxa de longo prazo caiu de 4,2% para 3,95% ao ano, sendo a maior redução desde 2019. A LPR de um ano ficou estável em 3,45% a.a. O objetivo dessa decisão é aumentar a disponibilidade de crédito devido ao agravamento da crise imobiliária do país.  

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a ata do Fed (Federal Reserve) menteve o tom “hawkish” e ressaltou riscos inflacionários e condições financeiras menos restritivas. Outros pontos de destaque da ata são: o volume de crédito das empresas e famílias que cai ligeiramente, mas ainda permanece sólido, as tensões geopolíticas e o aumento dos salários. De acordo com os dirigentes, a política monetária provavelmente atingiu o seu pico.

Os pedidos semanais de seguro-desemprego no mês de fevereiro indicam um possível arrefecimento do mercado de trabalho americano, porém, cabe destacar que os dados ainda seguem acima das expectativas, demonstrando resiliência. Neste contexto, é fundamental acompanhar a leitura do Payroll do mês de fevereiro. De acordo com os Fed Funds, a probabilidade de corte de juros para março torna-se praticamente nula (2,5%), e dificilmente ocorrerá em maio (12,9%). As apostas para um inicio de corte ficam para junho, com uma expectativa de 53,8%.

Cenário doméstico

A curva de juros brasileira encerrou a semana em alta e em linha com o rendimento dos treasuries americanos. No cenário doméstico, foram divulgados os dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) que registrou uma alta de +0,82% em dezembro, ante alta de +0,1% em novembro. Os dados ficaram acima da expectativa do mercado que projetava uma alta de +0,40%. No acumulado de 12 meses, a alta foi de +2,45%. O dado representa uma quarta alta consecutiva, motivado pela expansão dos setores de serviços e da indústria.  

O dólar ganhou força encerrando o pregão de sexta-feira em R$ 4,99, registrando uma alta de +0,52% na semana e de +2,92% no ano. Influenciado pelos dados econômicos apresentados no cenário internacional e doméstico, o Índice Ibovespa também fechou a semana em alta, com um aumento semanal de +0,54%, porém ainda registrando queda de –3,55% em 2024.

Sobre a Messem Investimentos

Desde a fundação da Messem Investimentos, ainda em 2007, o nosso objetivo como empresa sempre foi cuidar do futuro das pessoas.   

Com a evolução do mercado financeiro conhecimentos foram difundidos, novos produtos foram desenvolvidos e até mesmo análises foram aprimoradas.  

Na busca por acompanhar esse processo e estar cada vez mais próximo de você e dos seus sonhos, a Messem Investimentos e a Faros Private uniram suas estruturas e esforços para dar origem à Fami Capital.    

Como o maior ecossistema independente de soluções financeiras do Brasil, a Fami Capital nasce consolidada para atender às suas necessidades, da sua família e do seu negócio.  

Acompanhe os próximos passos desta história através do site fami.capital e aproveite para seguir o perfil oficial no Instagram, @fami.capital