Blog Messem

Cenário da semana: os relatórios de emprego nos Estados Unidos e as decisões sobre as taxas de juros ao redor do mundo  

A agenda econômica dessa semana ganha relevância a partir de terça-feira (30/01), com a comunicação da Inflação IGP-M no Brasil, o relatório sobre ofertas de emprego nas áreas comercial, industrial e de escritório (JOLTs) nos Estados Unidos, além do Índice dos gerentes de compras (PMI) do setor de manufatura na China. 

Na quarta-feira (31/01), o cenário norte-americano terá a divulgação do relatório mensal de emprego privado ADP, além da decisão de política monetária e o comunicado do presidente do Fed, Jerome Powell. No Brasil, também ocorrerá a decisão de política monetária pelo Bacen. Já na China, o destaque fica para o PMI Industrial Caixin, indicador que mede o desempenho da indústria. 

Na quinta-feira (01/02), será divulgada também a decisão de política monetária do Reino Unido. Na sexta-feira (02/02) ocorre a publicação da Taxa de Desocupação e o relatório oficial de emprego americano, o Payroll.   

Cenário internacional: PCE em linha com as expectativas nos Estados Unidos 

Em foco na última semana, o PCE (índice de preços de gastos com consumo) ficou em linha com as expectativas, com uma alta de +0,2% em dezembro/novembro e de +2,6% anualmente. Já o Núcleo do PCE registrou na base mensal avanço de +0,2% e encerrou o ano com alta de 2,9% (expectativa de 0,2 e 0,3%).  

A renda pessoal em dezembro apresentou alta de +0,3% ante +0,2% em novembro. Nos gastos com consumo, o aumento foi de +0,7% em dezembro ante +0,4% em novembro. O mercado segue dividido e, segundo o CME Group, atualmente a probabilidade do início de corte de juros para março está em 48,6%.  

Cenário internacional: estímulos econômicos do governo chinês 

O Banco Central Chinês (PBoC) realizou o maior corte de taxa de compulsório desde dezembro de 2021, a redução é de 50 pontos base. O mercado ainda segue aguardando novos estímulos econômicos do governo chinês. 

Cenário doméstico: alta no IPCA-15 e o aumento do índice de difusão  

Fonte: Valor PRO (2024)

A curva de juros brasileira encerrou a semana em queda influenciada por dados da inflação dos Estados Unidos e do Brasil. Na quarta-feira, o IPCA-15, a prévia da inflação brasileira, apresentou uma alta de +0,31% ante +0,40% registrado em dezembro.  

O IPCA-15 acumulado ao longo dos últimos 12 meses ficou em 4,47% ante 4,72% em dezembro. Por sua vez, o índice de difusão subiu de 55,9% em dezembro para 67% em janeiro, o que em parte indica que a inflação se espalhou mais pelo país. O dólar fechou em queda semanal de -0,33% e o Índice Ibovespa apresentou uma alta de +1,04%.