Blog Messem

Para que serve o Banco Central?

Criado em 1964, o Banco Central (BC), ou Becen, é a nossa principal autarquia que gere e administra a vida econômica do país. 

Ele surgiu para substituir o Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), que havia sido criada 20 anos antes do BC durante o governo Vargas. Foi, segundo o Ministro da Fazenda da época, Arthur de Souza Costa, um estágio intermediário para a criação do Becen. 

A história de um Banco Central brasileiro, porém, é mais antiga que isso. Segundo o próprio BC, desde 1808, durante o governo regente de Portugal, D. João, a necessidade da criação de uma autoridade monetária já existia. 

Até 1945, porém, não existia no Brasil uma instituição de controle monetária, função que acabava sendo designada para o Banco do Brasil. 

Uma curiosidade é que o famoso Edifício-sede conhecido como Banco Central hoje só foi ser construído em 1981, projeto de autoria arquitetônica de Hélio Ferreira Pinto. 

Hoje, o BC está presente em todos os portais de notícias com a chegada da Super Quarta, data marcada pela decisão de política monetária do país através do ajuste da meta Selic, a nossa taxa básica de juros do país. 

Você sabia, porém, que o Banco Central é muito mais que a gestão de política monetária? Abaixo, conheça algumas das principais funções do Bacen

Objetivos 

Antes de conversarmos sobre atribuições, é importante conhecer os principais objetivos do Banco Central. 

De acordo com o próprio BC, os principais objetivos da autarquia são: 

  • Zelar pela adequada liquidez da economia; 

  • Manter as reservas internacionais em nível adequado; 

  • Estimular a formação de poupança; 

  • Zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. 

 

Principais funções 

Como o BC é responsável pela manutenção da totalidade do sistema financeiro brasileiro, inúmeras funções marcam o dia-a-dia da nossa principal autarquia para garantir e promover uma maior estabilidade econômica. 

Uma das suas principais atribuições é o controle da nossa taxa inflacionária brasileira, sendo que a manutenção da meta Selic é umas principais ferramentas. 

De forma direta, o reajuste para cima da meta Selic desacelera a atividade econômica do país, o que, na teoria, alivia as pressões ocasionadas pela inflação. Por outro lado, a redução da Selic fomenta a atividade, o que, na prática, aumenta a inflação. 

Como sabemos, porém, uma taxa inflacionária saudável é um bom sinal de que o país está crescendo. 

Uma inflação em descontrole, porém, com um mercado financeiro retraindo, a moeda brasileira tende a desvalorizar-se em comparação com o Dólar. O nosso Banco Central também tenta trazer estabilidade quanto a isso através do gerenciamento de emissão de moeda, por exemplo. 

Outras atribuições do Becen: 

  • Exercer o controle de crédito; 

  • Exercer a fiscalização das instituições financeiras; 

  • Emitir papel-moeda e moeda metálica; 

  • Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; 

  • Controle da inflação. 

 

Serviços 

Além de regular e manter o sistema financeiro brasileiro com um funcionamento saudável, o Banco Central também possui uma vasta lista de serviços, desde indicadores econômicos a calculadoras. 

Os serviços são tão úteis para os investidores quanto para a população geral e pessoas jurídicas. 

Na sua página de serviços, você pode acompanhar indicadores como os investimentos estrangeiros diretos do país, por exemplo, assim como a prévia do PIB, conhecida como o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). 

Um dos indicadores mais acompanhados pelo mercado é o Boletim Focus, relatório semanal que conta com a contribuição de mais de 100 instituições financeiras participantes. Ali, você acompanha as principais projeções para a nossa taxa Selic, inflação, PIB e câmbio para o término do ano. 

O BC também possui calculadoras que podem ser úteis para todas as pessoas, como os de remuneração da poupança, correção pelo índice da inflação, Selic e muito mais. 

Você também tem acesso a páginas sobre câmbio, não só sobre o Real mas também sobre uma grande lista de moedas internacional. Assim, você pode converter os valores e acompanhar os desempenhos de outras moedas do mundo em relação a nossa. 

 

Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada?  

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem!