Blog Messem

Esportes e investimentos: conheça as semelhanças

De um lado, tênis esportivos e uma atividade de grande intensidade física. Do outro, roupas sociais e um olhar sempre atento às telas – seja do computador ou do celular – para conseguir acompanhar os movimentos do mercado. 

À primeira vista, os mundos dos esportes e dos investimentos parecem completos opostos, mas a verdade é que eles se aproximam mais do que muitos imaginam. 

Hoje, nós vamos lhe apresentar três pontos essenciais para o sucesso nos esportes e no mercado financeiro. Você vai entender como os dois mundos podem se interseccionar e até mesmo se complementar. Confira! 

Foco em performance 

A performance é o balizador do trabalho de qualquer atleta e de qualquer investidor. Se um corredor tem seu desempenho medido pela sua velocidade e tempo de prova, não faltam indicadores e benchmark no mercado financeiro. 

Com as análises estatísticas ganhando cada vez mais espaço no mundo dos esportes, podemos ver uma preocupação cada vez maior entre atletas, técnicos e dirigentes em aprimorar a performance nos mínimos detalhes. No mercado financeiro este cenário não é diferente, uma vez que métricas de desempenho – como margens de lucro – e casas de análise são fundamentais para guiar os movimentos de investidores e profissionais do mercado. 

Disciplina 

Atingir a performance desejada não acontece por acaso em nenhuma área. Dentro dos esportes, é preciso disciplina para que o atleta evolua seu físico, bem como suas habilidades técnicas e táticas. Uma rotina de treinos e estudos sobre o trajeto de uma corrida e perfil dos adversários é essencial para o sucesso nas provas. 

No mercado financeiro, substitui-se os treinos por uma rotina diária de estudo e avaliação dos cenários de mercado. Antes de entrar em uma reunião com um cliente, por exemplo, um assessor de investimentos precisa ter um diagnóstico da carteira de investimentos do mesmo, assim como um técnico precisa estudar o oponente para orientar seus atletas antes de uma prova ou partida. 

Planejamento estratégico 

Seja operando em Bolsa ou em uma maratona, precisamos estar sempre preparados para lidar com todos os cenários. Enquanto um maratonista precisa entender o tamanho e percurso da prova na qual está competindo e para possíveis imprevistos, como uma forte chuva ou uma lesão durante a prova, um investidor precisa estruturar sua carteira com foco no objetivo principal de longo prazo. 

Desta forma, podemos gerenciar nossos esforços para alcançar a melhor performance possível. A melhor carteira de investimentos é uma carteira diversificada e balanceada, que não comprometa seu patrimônio com riscos mal calculados. Assim como nos esportes, onde ‘queimar a largada’ pode acabar prejudicando o resultado final do competidor. 

Meia Maratona Internacional de São Paulo 

Neste domingo, 16 de abril, os dois mundos se aproximam mais uma vez. A Messem se orgulha de ser patrocinadora oficial de uma das provas de corrida mais importantes do país: a 23ª edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo.  

Reconhecida como a meia maratona mais tradicional do Brasil, a Meia Maratona de São Paulo conta com provas de três distâncias: 21, 14 e 7 quilômetros, com largada às 6h, 6h30 e 7h30 (Horário de Brasília), respectivamente. 

Clientes XP têm direito a 10% de desconto na inscrição para participar da prova. As inscrições estão abertas até sexta-feira (14), às 23h, e podem ser feitas no site oficial do evento. 

Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada? 

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem! 

#MeuFuturoComAMessem #MessemNaMeiaMaratona