Blog Messem

Treasuries renovaram máxima desde 2007: como posso investir?

Os Treasuries norte-americanos bateram máximas desde 2007, em um movimento de juros altos, os maiores em quase 20 anos, inflação mundial ainda um pouco aquecida e tensões geopolíticas que impactam em preços de commodities, gerando um aumento em preços. 

É o sintoma direto dos últimos dados dos EUA, que apontam para um mercado de trabalho apertado e com alta probabilidade de manutenção, ou até uma última elevada de 0,25 bps, nas taxas de juros antes do término do ano. 

Nesse artigo, você vai entender o que são os Treasuries e como você pode se aproveitar desse momento de mercado. 

O que são Treasuries? 

Você conhece os títulos públicos federais brasileiros? Trata-se de títulos de renda fixa emitidos pela União através do programa do Tesouro Direto. Através desse sistema, o investidor tem acesso a uma diversidade de produtos — prefixados, pós-fixados e híbridos. 

Por se tratar de títulos emitidos pela União, são considerados de alta segurança, já que o emissor é o próprio governo e a moeda de referência é o próprio Real. 

Os Treasuries funcionam da mesma maneira. São títulos públicos emitidos pelo governo dos EUA com a finalidade de levantar recursos. Apesar da estruturação semelhante, no mercado norte-americano a grande maioria dos títulos públicos são prefixados, já que as taxas de juros costumam ser baixas no país. 

O risco de “calote” para os Treasuries é baixíssimo. Sua liquidez no mercado secundário, isto é, a facilidade de vender os títulos antes do prazo acordado, é alta. 

Treasuries em alta 

Com um mercado de aversão ao risco, os rendimentos dos títulos de longo prazo, de 10 anos, bateram as máximas desde 2007. 

Abaixo, acompanhe a variação desde 2019: 

Isso é reflexo dos dados do trabalho, como geração de emprego, taxa de desemprego e pedidos por seguro-desemprego, surpreenderem negativamente o mercado. A geração de emprego, por exemplo, ficou quase o dobro do estimado no mês de setembro, com 336 mil novas vagas, sendo que o mercado projetava 170 mil. A taxa de desemprego encerrou o mês em 3,8% — o mercado aguardava 3,7%. A renda média por hora subiu 0,2%, para US$ 33,88, na base mensal. 

O Bureau of Labor Statistics ainda revisou os dados de julho e agosto, que geraram 227 mil e 236 mil vagas, respectivamente. A divulgação anterior apontava 157 mil e 187 mil de geração de emprego.  

Esses dados são olhados com atenção pelo Federal Reserve (Fed) para a condução de política monetária do país. O mercado já começa a projetar que um possível ajuste nas taxas de juros até o término do ano pode ser necessário. 

Por isso, o momento é favorável para a abertura de conta no exterior, seja para buscar investimentos em setores mais variados ou para garantir mais retornos na renda fixa dos EUA.  

Como posso investir? 

Existem quatro tipos de investimentos quando falamos de Treasuries: 

Treasury Bills: títulos com vencimento de um ano ou menos. 

Treasury Bonds: títulos com vencimento entre 20 e 30 anos com a possibilidade de pagamento de juros aos investidores a cada semestre. 

Treasury Notes: títulos com vencimento até 10 anos, com a possibilidade de pagamento de juros aos investidores a cada semestre. 

TIPS: títulos protegidos contra a inflação. Ou seja, são produtos que remuneram de acordo com a taxa do IPC. 

É possível investir nesse mercado através de dois métodos: indireto e direto

De maneira direta, é possível investir através de uma corretora norte-americana. Indiretamente, você pode investir em Exchange Traded Funds (ETFs). 

Como posso montar uma conta no exterior? 

Hoje, a XP Investimentos apresenta a possibilidade de abertura de conta no exterior através da XP International.  

Essa oportunidade está disponível para quem já é cliente XP, sendo que o processo de abertura de conta é simples e prático. De acordo com a plataforma da XP:  

1. Faça login no APP XP Investimentos;  

2. Acesse o menu “Início”;  

3. Clique na Opção “Para Investir”;  

4. Acesse a opção “Mercado Internacional”;  

5. Após selecionar a opção “Mercado Internacional, o app te direcionará ao formulário de abertura da conta e aceite de termos de sua conta de investimento americana;  

6. Depois de ler e assinar os termos, a abertura da sua conta será encaminhada e logo você receberá um e-mail de confirmação.  

A conta da XP International é a melhor alternativa para a Pessoa Física abrir uma conta no exterior sem ter custos adicionais e tendo a possibilidade de ter acesso a um mercado maior que apenas o brasileiro.  

Vale a pena? 

Como sempre comentamos, é fundamental contar com a ajuda especializada para a tomada de decisão, já que diferentes produtos podem fazer sentido para os seus objetivos como investidor e perfil. 

Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada?     

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem! 

Sobre a Messem Investimentos

Desde a fundação da Messem Investimentos, ainda em 2007, o nosso objetivo como empresa sempre foi cuidar do futuro das pessoas.   

Com a evolução do mercado financeiro conhecimentos foram difundidos, novos produtos foram desenvolvidos e até mesmo análises foram aprimoradas.  

Na busca por acompanhar esse processo e estar cada vez mais próximo de você e dos seus sonhos, a Messem Investimentos e a Faros Private uniram suas estruturas e esforços para dar origem à Fami Capital.    

Como o maior ecossistema independente de soluções financeiras do Brasil, a Fami Capital nasce consolidada para atender às suas necessidades, da sua família e do seu negócio.  

Acompanhe os próximos passos desta história através do site fami.capital e aproveite para seguir o perfil oficial no Instagram, @fami.capital