Em patamares próximos de R$ 5, o Dólar é uma opção popular para a proteção de carteira, principalmente em cenários de aversão ao risco e grande procura pela moeda norte-americana.
Há diversas maneiras de se investir protegendo o patrimônio através do Dólar, não se limitando apenas à compra da moeda em si.
Abaixo, conheça as diversas maneiras de proteção da carteira através da moeda norte-americana.
O momento é bom?
Alguns fatores corroboram para a hipótese de que sim, é um momento para investir em estratégias de proteção de carteira através do Dólar. Não apenas isso, mas esses investimentos podem ser uma ótima diversificação da sua carteira.
Para começar, o fim de 2023 está sendo impactado por um cenário de aversão ao risco no mercado global, por diversos motivos. Nos EUA, o mercado de trabalho forte e economia aquecida apontam para um ajuste nas taxas de juros antes do encerramento do ano para conter a inflação.
Problemas recentes na China com o mercado imobiliário, bem como o conflito no Oriente Médio também contribuem para um momento de busca por ativos seguros. Não à toa, os rendimentos dos títulos públicos dos EUA, os Treasuries, bateram máximas desde 2007 nas semanas anteriores.
O índice do Dólar, o Dollar Index (DXY), vem se valorizando conforme o ano avança. Abaixo, acompanhe a variação dos últimos 6 meses.
Além do momento econômico, o Dólar historicamente valoriza-se perante o Real se consideramos grandes extensões de tempo. Por isso, este pode ser o momento ideal para iniciar estratégias de proteção de carteira através da moeda norte-americana.
Como posso investir?
O mercado financeiro oferece diversas estratégias diferentes de proteção de carteira através do Dólar. Confira alguns deles:
ETFs: os fundos de índices, ou Exchange Traded Funds, são bastante populares quando estratégias pensadas para o Dólar são executadas. Neste caso, é importante selecionar um produto com exposição no exterior.
Fundos cambiais: investimentos nesta categoria costumam ter uma alta exposição de ativos ligados à variação cambial estrangeira.
BDR: com Brazilian Depositary Receipts, o investidor tem acesso a empresas no exterior através da B3.
Abertura de conta internacional
Também é possível se proteger das oscilações do Dólar através da abertura de uma conta internacional. Hoje, a XP Investimentos apresenta a possibilidade de abertura de conta no exterior através da XP International.
Essa oportunidade está disponível para quem já é cliente XP, sendo que o processo de abertura de conta é simples e prático. De acordo com a plataforma da XP:
1. Faça login no APP XP Investimentos;
2. Acesse o menu “Início”;
3. Clique na Opção “Para Investir”;
4. Acesse a opção “Mercado Internacional”;
5. Após selecionar a opção “Mercado Internacional, o app te direcionará ao formulário de abertura da conta e aceite de termos de sua conta de investimento americana;
6. Depois de ler e assinar os termos, a abertura da sua conta será encaminhada e logo você receberá um e-mail de confirmação.
A conta da XP International é a melhor alternativa para a Pessoa Física abrir uma conta no exterior sem ter custos adicionais e tendo a possibilidade de ter acesso a um mercado maior que apenas o brasileiro.
Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada?
Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem!