Blog Messem

FOFs: como funcionam os Fundos de Fundos?

Os fundos de investimentos são uma opção cada vez mais popular entre os investidores, justamente pela grande possibilidade de opções, ideais para as mais variadas carteiras.

No nosso artigo de hoje, você vai conhecer os Fundos dos Fundos, mais uma ótima alternativa de diversificação do portfólio.

O que são os Fundos de Fundos (FOFs)?

Os Fundos de Fundos, ou FOFs, não são tão complicados de entender. Nada mais são de fundos de investimento que alocam os recursos em outros fundos.

É uma aplicação especialmente ideal para quem é iniciante e procura por opções de diversificação de portfólio de maneira imediata. Melhor ainda, as aplicações mínimas necessárias costumam ser mais baixas comparadas com investimentos tradicionais.

De moda geral, existem quatro diferentes estratégias de FOFs:

FOFs Imobiliários: quando os recursos são alocados em fundos do setor imobiliário.

FOFs multimercados: mais abrangente, os recursos são alocados em outros fundos multimercados.

FOFs de ações: estratégia que aplica os recursos em fundos de ações.

FOFs de carteira completa: que alocam em fundos de diferentes estratégias formando uma carteira diversificada.

É importante que o investidor fique atento para as taxas que incidem sobre os FOFs. Além do Imposto de Renda (IR), por exemplo, existem os custos de administração, que podem minar os rendimentos finais para o investidor.

De qualquer modo, os FOFs são uma excelente alternativa para quem busca uma rápida diversificação do portifólio, além de contar com a simplicidade de um produto administrado por um gestor.

Vale a pena investir em FOFs?

Como sempre comentamos, tudo dependerá do perfil de investidor e objetivos de vida. Os FOFs costumam ser uma ótima alternativa para iniciantes, mas podem ser um importante vetor de diversificação de portfólio para todos os perfis.

Nem sempre a escolha de um produto, por mais fácil que seja o entendimento, é uma tarefa simples. Por isso, o acompanhamento de um profissional qualificado é sempre recomendado.

Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada?     

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem!