Blog Messem

Balanço da Semana: indicadores econômicos movimentam os próximos dias

A semana terá a divulgação de muitos indicadores econômicos importantes.

No calendário econômico nacional, o destaque foi para o IPCA-15, a prévia da inflação oficial, divulgado na manhã desta terça-feira (28). 

O índice voltou a acelerar em novembro e subiu 0,33%. Em outubro, a alta foi de 0,21%. Nos últimos 12 meses, a variação foi de 4,84%. 

Na quinta-feira (30) será divulgada a taxa de desemprego de outubro no país. Na sexta-feira (1º), será divulgada a produção industrial.

No calendário internacional, destaque para a divulgação do PIB dos Estados Unidos na quarta-feira (29). 

Na quinta-feira (30), tem PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal), medida favorita do Federal Reserve (Fed) para acompanhar a inflação. 

Também na quinta, a Opep+ define se altera ou não a produção de petróleo, e a China divulga seu PMI Industrial. Na sexta-feira (1º), tem PMI dos EUA.

Estados Unidos: pedidos por seguro-desemprego caem

O número semanal de pedidos por seguro-desemprego nos Estados Unidos caiu para 209 mil na semana encerrada em 17 de novembro. Diferente das duas semanas anteriores, o dado veio abaixo das expectativas. A projeção dos analistas era de 229 mil solicitações.

Fonte: Trading Economics (2023).

Na última semana também foi divulgada a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve, mostrando postura cautelosa de todos os presidentes distritais.

De acordo com o documento, ainda é necessária a manutenção da política monetária do país em território restritivo, já que há incerteza em relação ao cenário econômico global e geopolítico. Outro motivo é que o mercado de trabalho americano segue aquecido, embora dê sinais de desaceleração, como comprovado no Payroll de outubro.

Brasil: fluxo de investidores estrangeiros volta a aumentar na B3

Nos últimos meses, a B3, Bolsa de Valores brasileira, registrou forte saída de capital estrangeiro, muito em função da alta nas taxas de juros dos títulos do tesouro americano.

Em novembro, no entanto, o fluxo de investidores estrangeiros voltou a aumentar. Até o dia 22 do mês foi registrado um superávit de R$ 15,37 bilhões. No ano, o acumulado chega a + R$ 21,73 bilhões.

Fonte: B3 (2023).

A bolsa brasileira registrou uma alta de 0,60% na semana passada. No ano, a alta é de 14,38%.

Já a curva de juros brasileira encerrou a semana com volatilidade e em linha com a piora na percepção dos riscos fiscais. Isso porque o presidente Lula vetou integralmente o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores que mais empregam no país. E também pelo risco político no país de intervenções governamentais nas estatais.

Fonte: Valor Pro (2023).