Blog Messem

Por que investir em Private Equity?

Entre os investimentos alternativos, os fundos de private equity são a modalidade mais popular no mercado brasileiro. Ao investir em empresas ainda em desenvolvimento, o investidor está aplicando em um investimento com grande potencial no longo prazo. 

Mas você sabe quais são as vantagens de investir em private equity? No texto de hoje, vamos te mostrar três motivos para você investir nesta modalidade de ativos. Confira! 

1. Rentabilidade 

Fundos de private equity investem majoritariamente em empresas ainda não listadas em Bolsa. Não são empresas necessariamente pequenas, mas que têm grande potencial de crescimento no médio e longo prazo. 

“A expectativa de rentabilidade dos fundos private equity é realmente maior do que outros ativos, como ações listadas (em Bolsa)”, aponta Mariana Pólvora, especialista em fundos de investimentos na área de Produtos da Messem Investimentos. “Isso acontece porque as empresas foco desse tipo de investimento ainda não estão consolidadas como grandes players do mercado”. 

Ao investir nesse mercado, o investidor está fazendo um aporte para ajudar na alavancagem de uma empresa. No longo prazo, os fundos de private equity têm potencial de trazer retornos expressivos para os investidores. 

“O trabalho do gestor é encontrar empresas médias com grande potencial e trabalhar junto nos processos decisórios para que a empresa se torne um grande player”, explica a especialista. “Investir em uma promessa futura é, definitivamente, mas arriscado do que investir em uma empresa que já se provou resiliente e consolidada”. 

Ao assumir o risco de investir em um negócio em desenvolvimento, o investidor aumenta o potencial de retorno da sua carteira. Empresas em desenvolvimento tem chances maiores de crescer exponencialmente em um espaço menor de tempo e, por isso, fundos de private equity miram retornos robustos. 

2. Diversificação 

Quando você investe em um fundo de ações tradicional, você consegue diversificar a sua carteira de uma maneira prática e acessível. Há, no entanto, um limite para a diversificação proporcionada por esses fundos. 

“Hoje o Brasil possui mais de 20 milhões empresas ativas, com cerca de 25 mil destas com R$ 100 mil ou mais em faturamento anual”, aponta Mariana. “No entanto, temos apenas 400 empresas listadas na Bolsa atualmente, ou seja, o universo de investimento fica muito reduzido quando não acessamos o private market”. 

Por conta desse volume menor de empresas na Bolsa, muitos fundos de investimentos – de diferentes gestoras e com propósitos diferentes – acabam tendo algumas sobreposições e investindo em algumas empresas ‘repetidas’. 

“Já nos fundos private equity não é comum dois ou mais fundos investirem em uma mesma empresa e ao investir nessa classe alternativa, você está diversificando ainda mais sua carteira”, explica a especialista. 

3. Volatilidade 

Por investir, em sua maioria, em empresas ainda não listadas em Bolsa, os ativos no portfólio de um fundo de private equity não tem seus valores atualizados em tempo real. Um processo de valuation é necessário para calcular o valor das ações das empresas investidas. 

“O estudo de precificação tem um custo elevado, pois envolve auditores, contadores, advogados e outros profissionais especializados”, explica Mariana. “Sendo assim, os fundos de private equity costumam marcar suas cotas, ou seja, atualizar o valuation das empresas do seu portfólio de forma anual ou quando ocorre algum evento relevante como, por exemplo, a empresa ser listada em bolsa”. 

E como isso influencia a volatilidade dos fundos de private equity? Por estarem fora da Bolsa, as empresas investidas ficam ‘blindadas’ das oscilações menores que ocorrem por conta de um ‘mau humor’ pontual no mercado. 

“O prazo maior na atualização do valor das investidas faz com que notícias e informações do cenário político e econômico não incorporem no preço das ações apenas por expectativas de impactos futuros ou especulações”, afirma a especialista em investimentos. 

Pontos de atenção ao investir em private equity 

Se você tem interesse em investir em private equity, precisa se atentar a alguns pontos, conhecidos no mercado como fatores e riscos. Primeiro, estes são investimentos destinados a investidores qualificados – aqueles com pelo menos R$ 1 milhão investidos em ativos financeiros. 

Além disso, você também precisa ter em mente que estes são investimentos para investidores de perfil agressivo, ou seja, possuem risco elevado e não fazem sentido para todos os perfis de investidor. Por fim, como são fundos não listados em Bolsa e destinados a um público mais restrito, os fundos de private equity têm menor volume de compra e venda no mercado e, portanto, possuem liquidez menor do que aplicações negociadas no balcão. 

“No mundo dos investimentos tudo é uma questão de escolhas, ou seja, para ter expectativa de alto retorno e baixa volatilidade, o investidor precisa renunciar a algo e nos investimentos de private equity não é diferente”, aponta Mariana. “A possibilidade de alto retorno só é possível por conta do risco elevado ao investir em empresa ainda não consolidadas. Já a redução da volatilidade é o benefício que o investir tem ao abrir mão de liquidez”. 

Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada? 

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem! 

Sobre a Messem Investimentos

Desde a fundação da Messem Investimentos, ainda em 2007, o nosso objetivo como empresa sempre foi cuidar do futuro das pessoas.   

Com a evolução do mercado financeiro conhecimentos foram difundidos, novos produtos foram desenvolvidos e até mesmo análises foram aprimoradas.  

Na busca por acompanhar esse processo e estar cada vez mais próximo de você e dos seus sonhos, a Messem Investimentos e a Faros Private uniram suas estruturas e esforços para dar origem à Fami Capital.    

Como o maior ecossistema independente de soluções financeiras do Brasil, a Fami Capital nasce consolidada para atender às suas necessidades, da sua família e do seu negócio.  

Acompanhe os próximos passos desta história através do site fami.capital e aproveite para seguir o perfil oficial no Instagram, @fami.capital