Blog Messem

Rentabilidade ou Alto Crescimento: onde os empresários devem concentrar sua energia?

  

img-rentabilidade-ou-alto-crescimento.png

Descobrir, enquanto empreendedor, se o mais assertivo é focar em um alto crescimento, em vez de obtenção de lucros, é um desafio. Já que nem sempre o cenário ideal de se conquistar ambos, ao mesmo tempo, seja possível em estágios iniciais de um negócio.

Cada empresa possui suas particularidades, por isso, não existe uma resposta única para empreendedores que se encontram nesse dilema entre buscar mais rentabilidade ou alto crescimento, em seus negócios. É necessário analisar especificamente o seu mercado e os seus concorrentes para se tomar a decisão mais adequada.

Se sua empresa for pioneira em um determinado nicho ou setor e, portanto, tiver poucos concorrentes, use essa vantagem enquanto tal, e reinvista em seus negócios, a fim de dificultar ou impedir que a concorrência te alcance. Alguns nichos como os de softwares, podem ganhar muito, utilizando poucos “jogadores” e conquistando grande parte do mercado. Mas se você começar a tirar dinheiro do seu negócio, isso poderá dar à sua concorrência a chance de vencê-lo e arriscar sua oportunidade de obter lucros maximizados no futuro.

Além disso, ao optar por se concentrar no crescimento, você também deve estar atento às condições macroeconômicas em que está trabalhando, tais como, recessões que podem diminuir o nível de negócios em diversos setores, uma vez que o poder de compra da população fica menor.

Já no caso de empresas não tão únicas (não pioneiras) e que se comportam mais como as empresas tradicionais, pode ser perigoso aplicar tudo de volta nos negócios. Sendo assim, o equilíbrio passa a ser a chave para a sobrevivência. Investir muito em marketing e vendas pode ser desnecessariamente caro, mas em contrapartida, cortar seriamente suas despesas também poderá te levar à estagnação e à incapacidade de competir. É preciso encontrar um meio termo, pois quando o cliente tem mais de uma opção, as empresas que conseguem manter as suas despesas gerais baixas, costumam encontrar mais oportunidades de negócios porque podem manter preços mais competitivos e oferecer maior valor para os seus clientes.

O crescimento está na mente de todos os empreendedores e investidores, mas é preciso sempre se ter em mente também a forma de lucratividade. Você deve conhecer muito bem e acreditar no seu modelo de negócio e planejar o seu foco de crescimento e lucro.

Uma fraqueza pode custar muito mais dinheiro a uma empresa, se ela começar a se concentrar no crescimento sem antes se tornar forte em todas as áreas.

Por exemplo, se uma empresa é fraca em atendimento ao cliente, ela deve, primeiramente, trabalhar para resolver esta questão, antes de considerar uma estratégia de crescimento. Uma fraqueza pode custar muito mais dinheiro a uma empresa, se ela começar a se concentrar no crescimento sem antes se tornar forte em todas as áreas. Você deve primeiro verificar todas as suas operações comerciais para ver em quais áreas você precisa melhorar. Veja se existem maneiras pelas quais você pode reduzir despesas, melhorando a eficiência e a produtividade e direcionar então esse dinheiro em sua estratégia de crescimento.

Empresas que não provam que podem ser lucrativas e possuem fraquezas internas podem terminar em falência, se estiverem crescendo de forma muito rápida, sem, contudo, atentar-se para as suas fraquezas. Muitas vezes, é preciso dar um passo para trás e resolver o problema antes que possam recuperar sua tração no mercado.

Optar por focar nos lucros ou no crescimento pode parecer uma incógnita a princípio, mas após fazer uma análise completa do seu negócio, você poderá decidir qual é a melhor estratégia para você e encontrar o melhor meio-termo para o seu negócio.

Cintia Coelho

Jornalista da Messem Investimentos

 



TÓPICOS