Blog Messem

Como você administra o seu tempo?

  

você-administra-seu-tempo.jpg

O tempo é o ativo mais importante que temos… simplesmente porque é irrecuperável.

Reserve um momento do seu dia para pensar nas coisas mais valiosas da vida. Se você for como a grande maioria das pessoas sua lista irá incluir: família, amigos, saúde e dinheiro.  Agora, você já tentou classificar tais coisas em ordem de importância? Você pode até ficar surpreso, mas para muitas pessoas bem-sucedidas, o item número um da lista é o TEMPO!

Aí você pode se perguntar? Não seria a saúde o ativo mais valioso? Mas o que as pessoas de sucesso que elegem o tempo com o seu maior bem, enfatizam o caráter singular do tempo: ele é irrecuperável. 

Faça a seguinte reflexão: você pode estar saudável em um determinado momento, vir a adoecer e, por fim, recuperar a saúde. O mesmo pode se dar em relação ao dinheiro, você pode perder todo o seu dinheiro e depois recuperar tudo. Você também pode, ao longo da sua vida, perder o contato com amigos que fizeram parte de um período da sua vida, mas que já não fazem mais. Pense quantos amigos você tinha na faculdade e com quais, você mantém contato?  Ou mesmo pessoas que talvez você tenha convidado para o seu casamento ou qualquer outro evento marcante, e aquela foi a última vez que você as viu? Sim, amigos são valiosos, mas nós os perdemos e fazemos outros, o tempo todo.

Mas quando o assunto é tempo … você nunca vai poder desperdiçá-lo e então recuperá-lo novamente. Você não pode comprá-lo, alugá-lo ou emprestá-lo.  Por isso, aprender a administrar o seu tempo e usá-lo com sabedoria fará toda a diferença, ao longo da sua existência. Porque todo o tempo desperdiçado já se foi para sempre.

O GRANDE EQUALIZADOR

Algumas pessoas nascem ricas, enquanto outras nascem em situações menos favorecidas. Algumas têm diplomas de universidades renomadas, outros são desistentes do ensino médio. Alguns são atletas talentosos e outros são mais desafiados quanto às suas habilidades esportivas. Mas, independentemente de nossos antecedentes e talentos, todos nós temos o mesmo número de minutos em um dia.

normalmente pensamos muito pouco sobre o nosso tempo. Deixando as pessoas roubarem isso de nós, mesmo que seja o nosso bem mais valioso.

Pense em quanta atenção você dá ao seu dinheiro. Trabalhando duro para ganhá-lo, monitorando a sua conta bancária, pesquisando as melhores maneiras de investi-lo, lendo sobre maneiras de ganhar mais dinheiro, preocupando-se com a possibilidade de alguém o roubá-lo de você.

Reflita, por um momento, você costuma deixar a sua carteira aberta ou à vista de todos? Ou simplesmente entregar o seu cartão do banco e a sua senha para estranhos? No entanto, normalmente pensamos muito pouco sobre o nosso tempo. Deixando as pessoas roubarem isso de nós, mesmo que seja o nosso bem mais valioso.

Mas existe uma forma de encontrar equilíbrio e valorizar esse ativo, que quando não bem administrado, literalmente escorre pelos nossos dedos. Existem três “ladrões do tempo” e conhecê-los pode ajudar você a proteger-se desse “roubo”.

1. Reuniões

As reuniões são notórias por “matar” o tempo. Costumam começar atrasadas e ser mal administradas, além de normalmente terminar sem nenhuma realização ou decisão efetiva. Por isso, antes de comparecer a uma reunião, certifique-se de que sua presença realmente se faz necessária e, caso se encontre em uma reunião onde sua participação não é relevante, desculpe-se e volte para suas atividades.

2. E-mails

O número excessivo de e-mails, nas caixas de entrada de muitos profissionais, afeta muitíssimo a produtividade e o gerenciamento adequado do tempo.  Um estudo da University of California-Irvine revela que levamos cerca de 20 minutos para nos recuperar de uma interrupção.  Além disso, como estamos constantemente conectados, podemos ficar tentados a verificar o e-mail a cada momento livre que tivermos – em vez de usarmos esses momentos para fazer algo mais produtivo.

As pessoas mais bem-sucedidas sabem que a tentação de verificar e responder às mensagens é forte. Portanto, eles desligam suas notificações e apenas checam mensagens em horários específicos durante o dia.

3. Ajudar outras pessoas

Embora queiramos ser acessíveis e úteis, nós temos apenas 12 horas por dia. Por isso, mesmo quando o assunto é altruísmo, precisamos administrar bem como e quando faremos isso.

Estabeleça horários para tais comunicações e atividades.  Isso permitirá que você use seu tempo com mais sabedoria. Você ainda pode dizer “sim”, mas se o tempo programado para este fim for excedido, basta dizer “sim” e agendar a reunião para o mês seguinte.

Claro que os “ladrões do tempo” estão por toda parte. Por isso, fique atento a tudo aquilo que pode estar roubando o seu tempo e desenvolva suas próprias estratégias de combate.

Cintia Coelho

Jornalista da Messem Investimentos

 



TÓPICOS