Blog Messem

Como administrar os riscos ao iniciar um negócio depois de aposentado

  

Blog-Apo.jpg

A aposentadoria moderna não é mais um evento de término de carreira, mas sim uma reinvenção profissional. Para muitas pessoas, a aposentadoria tem sido um momento para iniciar uma nova carreira ou criar um novo negócio.

Embora a aposentadoria possa ser um ótimo momento para iniciar um negócio, isso não significa que o empreendedorismo nesse momento da vida venha sem seus riscos. Muito pelo contrário, um grande risco é o TEMPO.

Ao empreender, na aposentadoria, você não tem tempo para se recuperar de grandes impactos financeiros, por exemplo. Portanto, enquanto estiver nos estágios iniciais de planejamento do seu negócio, comece a pensar em como você gerenciará os riscos.

Para criar a condição financeira ideal antes iniciar um negócio, verifique se você possui liquidez suficiente (a facilidade de obter dinheiro). Isso significa considerar não apenas o dinheiro que você investe, mas também os compromissos financeiros, como empréstimos e aluguel de equipamentos e etc. E para mitigar ainda mais o risco financeiro, é recomendável considerar iniciar um negócio que não consome muito capital, como consultoria ou serviços digitais.

5 estratégias para minimizar o risco em um negócio iniciado após a aposentadoria

Embora um risco financeiro seja inevitável para um aposentado que inicia um negócio, as cinco estratégias a seguir podem proporcionar melhores chances de sucesso:

1. Atente-se ao capital inicial. Reserve um valor que está preparado para perder. Trate isso como uma renda não disponível.

2. Minimize seus custos de inicialização. Comece com ideias pequenas e teste em um público digital ou em conexões profissionais, se possível, e depois amplie se tiver êxito. Seu objetivo deve ser manter as despesas e operações iniciais reduzidas. Por exemplo, procure oportunidades de marketing de baixo custo, não invista em equipamentos caros que você pode pegar emprestado (como uma impressora ou scanner) e use o que você já possui – como transformar um canto da sua sala de estar em um escritório, em vez de alugar um espaço.

3. Evite saques de sua conta de aposentadoria. Contudo, se você precisar tocar na sua conta de aposentadoria para iniciar o negócio, faça essa retirada de forma distribuída ao longo de dois anos, para evitar qualquer comprometimento financeiro.

4. Consulte um profissional para orientá-lo quanto aos seus impostos. Se você nunca administrou uma empresa, pode não perceber que os impostos se tornarão mais complicados, daí a importância de se buscar um consultor financeiro que irá indicar os requisitos fiscais com as novas receitas da sua empresa e quanto reservar para pagamentos de impostos.

5. Crie uma estratégia de saída. Por fim, a previsão em longo prazo é necessária. Como você não tem mais um horizonte de trinta anos, você precisa entrar no negócio com um conjunto claro de metas claras à vista. Se você planeja administrar o negócio apenas por cinco a dez anos, planeje como vender, monetizar ou encerrar o negócio quando decidir encerrar.

Há sempre novas experiências para se viver

O aumento da expectativa de vida mudou as etapas que costumavam ser típicas em gerações anteriores à nossa.  Hoje, uma pessoa com idade entre 60 e 65 anos é alguém extremamente ativo e cheio de planos.

Alguns decidem viajar e fazer coisas que nunca tiveram a chance de viver, outros decidem passar mais tempo com a família, mas existe também um número significativo de aposentados ávidos por mais experiências profissionais. Seja qual for o seu caso, aventure-se com sensatez, planejando-se para os possíveis contratempos, mas também pronto para vivenciar potenciais êxitos que podem ser alcançados nessa nova fase da vida!

Cintia Coelho

Jornalista da Messem Investimentos

 



TÓPICOS