Blog Messem

Escolas de Análise

  

B53.jpg

A grande questão para aquelas pessoas que estão em busca de entender o mercado de ações é: Onde comprar? Quando comprar? Quando vender? O que fazer?

Acontece que essas perguntas não são nada fáceis de se responder, e ainda, cada pessoa que você perguntar vai responder de forma diferente. Isso acontece pois existem diversas abordagens em relação ao mercado, cada uma dessas abordagens trabalha de forma totalmente diferente, sendo impossível saber qual a melhor.

No entanto, vamos ver as principais metodologias de se analisar o mercado e entender as oportunidades que o mercado tem a nos oferecer.

Existem infinitas formas de ver o mercado de ações, e ainda, de tomar a decisão de comprar ou vender ativos, desde aquelas que focam na empresa, até as que focam em astrologia para saber a hora de comprar ou vender. Abaixo vamos entender os mais comuns:

  • Análise Fundamentalista;

  • Análise técnica;

  • Análise estatística;

  • Análise de fluxo;

  • Escola baseada na randomicidade.

Análise Fundamentalista

Esta é focada na empresa, para o analista fundamentalista tudo que importa está nos balanços da empresa. Ele irá analisar toda a contabilidade da empresa, e com isso tirar suas conclusões se essa empresa é perene para o longo prazo, ou não. 

A mentalidade do analista fundamentalista é de encontrar uma empresa que gere lucros recorrentes para se tornar sócio da mesma. Assim, conforme a empresa for crescendo a sua participação na mesma vai aumentando, gerando um lucro financeiro.

Normalmente o investidor fundamentalista acaba se tornando sócio das empresas e ficando com essas ações por anos e anos, focando sempre no longo prazo e no crescimento da companhia.

Além disso, os analistas buscam em suas análises entender o mercado em que essa empresa está inserida, os concorrentes, o produto que ela vende, e até mesmo quem são os gestores e quais os planos para a companhia.

Portanto o analista fundamentalista realiza suas análises:

  • Nos balanços da empresa;

  • No mercado em que a empresa está inserida;

  • Na análise SWOT da companhia;

  • E alguns nos gestores dessa companhia.

Análise Técnica

Esta é focada exclusivamente no movimento dos preços. De acordo com a análise técnica, os movimentos trabalham com certos padrões. Dentro disso ocorre então o estudo da movimentação dos preços. O analista técnico, normalmente busca por zonas de conflito, entre compradores e vendedores, e, a partir disso, se beneficiar de possíveis movimentos nos preços.

Normalmente os indivíduos que utilizam a análise técnica (popularmente conhecidos como traders) têm uma visão de curto prazo, buscando lucrar em meio a oscilação dos ativos. Para ele, tanto faz qual é a empresa e como está o balanço dela. Tudo que ele precisa está no gráfico de preços.

Alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • O trader não precisa acompanhar notícias e saber de tudo que acontece.

  • Não é necessária uma análise tão densa sobre o ativo que se vai comprar ou vender;

Portanto, o trader utiliza:

  • O gráfico de preços;

  • Um bom gerenciamento de risco;

  • Uma estratégia resiliente.

Análise estatística

Esta é focada em análises estatísticas, através de cálculos matemáticos. O trader estatísticos atua de diversas formas, seja buscando distorções entre ativos, seja através do estudo das séries temporais, através de probabilidades etc.

Portanto, o analista estatístico irá utilizar da matemática para tomar sua decisão de compra e venda no mercado.

Muitas vezes o trader gráfico acabará usando esse tipo de análise para ter um controle de risco mais eficaz em suas operações.

Análise de Fluxo

Essa escola de análise tem o intuito de entender a movimentação dos grandes players do mercado, observando o que fazem os grandes bancos, as corretoras as instituições que de forma geral atuam no mercado e ainda aquelas que tem o poder de mexer com o preço.

Para o indivíduo que realiza a leitura do fluxo de ordens, o importante é entender como atuam os grandes “jogadores” do mercado, e de que forma será possível se beneficiar dessas movimentações causadas por eles.

Normalmente, o analista de fluxo realiza as operações de SCALP, é como chamamos aquelas operações extremamente curtas, que podem durar minutos ou até segundos.

Mercado Randômico

Os indivíduos que acreditam que o mercado é randômico muitas vezes compreendem a teoria dos mercados eficientes. Ela afirma que o mercado é eficiente em relação a qualquer informação, ou seja, que nem o analista técnico, nem o fundamentalista ou nenhum outro conseguiria se beneficiar desses movimentos.

Essa abordagem sofre diversos questionamentos em relação a sua funcionalidade, pois no longo prazo, segundo esses indivíduos, muito dificilmente fundos ou carteiras conseguirão bater o seu benchmark. Portanto, seria mais custoso colocar seu capital em fundos ativos, pois no longo prazo rentabilidade seria muito próxima ao benchmark.

Essas são algumas formas básicas de se “ler” as informações do mercado. Através dessas leituras e da sua estratégia identificar se é o momento de buscar uma compra ou uma venda em determinado ativo.

Vale lembrar que não existe uma abordagem correta ou errada, ou uma que funciona e outra que não funciona. Você deve entender as limitações de cada uma, e fazer sua própria escolha a respeito de qual dos caminhos tomar.

Espero ajudar você no seu processo de desenvolvimento.

Róger Morais

 



TÓPICOS