Blog Messem

Mitos e verdades sobre o day trade

  

B1.jpg

Desde dinheiro fácil até fotos em carros de luxo, os mitos que cercam o day trade são diversos e, quanto mais o tempo passa, mais essa prática vem sendo glamorizada. Existem pessoas que dizem ter a vida ganha e que toda sua riqueza é oriunda do day trade, muitas delas prometendo ensinar a forma milagrosa de ganhar muito dinheiro de forma rápida e fácil. Mas o que muitos não sabem é que isso não passa de fantasia.

Junto com falsas promessas, vem a insatisfação. Aqueles que tentam utilizar o day trade como nova fonte de renda acabam se frustrando ao descobrir que isso não é fácil. E então, vemos muitas pessoas criticando fortemente essa atividade sem entender suas nuances.

Em um estudo feito com diversos day traders em Taiwan, observou-se que a maioria dos iniciantes são expulsas do mercado no período de 6 meses. Somente 10% consegue sobreviver por até 5 anos no day trade.

Veja no gráfico a seguir a taxa de sobrevivência dos day traders no mercado ao longo do tempo, segundo o estudo.

imagem artigo.PNG

Pode-se observar que nos primeiros 6 meses mais da metade dos day traders já desistiram da atividade.

O que é o day trade de fato?

Você certamente já leu em algum lugar que o day trade é quando você compra e vende uma ação no mesmo dia. Mas, mais do que isso, o day trade é uma atividade muito desafiadora, que pode mexer com a sua cabeça rapidamente, no minuto que você começar a se expor a ganhos e perdas.

O fato é que é possível sim ganhar dinheiro com day trade mas, assim como qualquer atividade em que você queira ter sucesso, essa não é uma tarefa fácil.

Imagine um garoto que quer ser jogador de futebol e tem como sonho jogar na seleção brasileira. Agora pense em quantos garotos já tentaram ter a vida de jogador e acabaram fracassando. Jogar na seleção é uma experiência que menos de 1% dos meninos que sonham em jogar futebol conseguem alcançar. De forma similar, menos de 5% dos day traders tem lucros consistentes em suas operações. 

O fato é que no day tarde, o caminho para o sucesso é repleto de aprendizado. Não basta você conhecer o mercado financeiro a fundo; você deve acima de tudo se conhecer.

O maior vilão quando se fala em day trade não é a estratégia, não é o mercado, mas você mesmo. O ser humano em geral, não sabe perder. E quando você começar no day trade, vai lidar com todos os seus vieses emocionais e sentimentos que farão com que você não consiga seguir uma estratégia lucrativa em determinados momentos.

A euforia e a tristeza podem ser fatores determinantes no resultado de suas operações.

Pessoas indisciplinadas dificilmente obterão êxito no day trade. Isso porque essa atividade exige muita disciplina e se você não consegue ser disciplinado em outros campos da sua vida também não conseguirá ser no mercado.

Para quem quer começar nessa atividade, o jeito certo é estudar uma estratégia, testar essa estratégia ao longo do tempo. Começar operando o mínimo possível por bastante tempo. Só depois de um ano operando pequeno ai então você vai aumentando a mão de forma gradativa. Assim, você se dará tempo para conhecer você e também os seus limites.

Não acredite em falsas promessas. Como qualquer atividade, o day trade necessita de muita persistência, dedicação e a criação de patrimônio é feita no longo prazo.

Quanto maiores os ganhos que você almeja, maior risco deverá correr. Quanto mais risco você correr, maior serão as chances de você quebrar.

Esqueça a falácia de pagar as contas com day trade, pois isso só irá trazer pressão e fazer com que você tome iniciativas irracionais, aumentando ainda mais as chances de fracasso.

Ressalto que é possível ganhar dinheiro fazendo day trade, mas é um feito que requer muito estudo, dedicação e disciplina. Como diz um velho jargão de mercado: “Não existe almoço grátis”.

Róger Morais

 



TÓPICOS