Blog Messem

Investimentos para a vida

  

B_01.jpg

Todos nós em algum momento de nossas vidas pensamos em como será nosso futuro. Os planos são sempre diferentes uns dos outros, mas na sua grande maioria envolve tranquilidade, liberdade e algum luxo.

Esses são alguns dos objetivos de quase todas as pessoas do mundo, mas o fato é que para atingir esses objetivos será primordial saber investir. É necessário saber investir seu tempo, seu foco e o seu dinheiro, para a partir daí buscar suas conquistas e realizações.

Hoje em dia, quando falamos em tranquilidade, rapidamente nossa mente já atrela que a tranquilidade viria com uma boa quantia de dinheiro, nos deixando tranquilos e passando conforto.

Pensando nesses pontos, você deve então transformas os investimentos em algo cotidiano, como pagar uma conta de luz ou água. Deve ser uma prioridade você realizar aportes periódicos visando seus objetivos de médio e longo prazo.

Se você tivesse começado a investir um percentual do seu capital todos os meses, desde quando você começou a gerar receita, quanto você teria hoje? Essa pergunta pode e geralmente gera algum sentimento de arrependimento. Mas é importante que você se questione a respeito disso.

A maioria das pessoas são muito imediatistas, esse é um dos maus da sociedade moderna, todos querem tudo pra hoje e quase ninguém tem paciência de esperar. Com isso temos basicamente 2 grupos de pessoas, sendo eles:

O intenso: Esse quando conhece os investimentos e passa a correr atrás do prejuízo, para de sair com os amigos, para de sair para jantar e corta até o “cafézinho”, no geral esse indivíduo passa a destinar todo ou quase todo seu dinheiro aos investimentos. Corta seus custos o máximo que puder e com isso passa a viver uma vida sem diversão e sem sentido.

O indisciplinado: Esse é o oposto do anterior, diz que vai investir e vai tirar um percentual do seu salário no mês seguinte. Mas não resiste e acaba gastando cada centavo da sua renda, não sobrando nada dos seus investimentos. Quando recebe algum dinheiro a mais consegue guardar boa parte, que vai sendo diluída durante os meses seguintes com gastos acima da sua receita, certamente motivados pelo seu subconsciente.

Quando se fala em investimentos, não existe certo ou errado, mas como tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Você não precisa deixar de comer para investir, mas também não precisa gastar cada centavo do que ganha. Tudo não passa de um equilíbrio.

Determine um percentual da sua receita que será destinado aos seus investimentos, esse percentual é o que lhe colocará cada vez mais perto dos seus objetivos. Feito isso, trate seus aportes como prioridade e com disciplina. Conforme sua receita vai aumentando com o passar dos anos, com suas qualificações e conhecimento, esse aporte vai aumentando junto, até o momento em que isso vira um hábito.

Investir deve ser tratado dessa forma, como um hábito onde você simplesmente faz e não fica pensando em como seria se fizesse.

Trate seus investimentos com importância, pois isso se trata do resto da sua vida, do seu futuro e dos seus objetivos. Não deixe de fazer as coisas que você gosta, não corte os jantares, os passeios em família ou seus hobbies, essas coisas são o que realmente importam.

Assim que os investimentos passarem a fazer parte da sua vida, você verá que para ter tranquilidade é preciso bem menos do que se imagina.

Róger Morais

 



TÓPICOS