Blog Messem

SWING TRADE x DAY TRADE

  

A maioria das pessoas que começam a se aprofundar no mundo do trade, logo, se deparam com uma dúvida muito comum. Qual caminho seguir? day trade ou swing trade? A verdade é que não existe melhor ou pior, ambos os prazos tem seus pros e contras, os quais vamos falar agora.

Existem muitos mistérios quando se fala em trade, se dá dinheiro, se é difícil, qual estratégia usar ou que prazo utilizar. A resposta para todas essas perguntas é um bom e velho “Depende”. Depende do seu estilo, seu perfil, seu momento de vida e principalmente da sua disponibilidade.

Pra quem está começando no mercado o mais indicado é iniciar de forma menos agressiva, ou com as operações de swing trade.

Swing Trade

O termo Swing Trade se refere á aquelas operações que duram mais que um dia, na maioria das vezes o swing trader utiliza o gráfico diário para analisar o mercado e realizar suas operações.

O swing trade é o prazo mais indicado para os traders iniciantes por um simples motivo, quem opera nesse prazo não sente tanto os impactos emocionais.

Quando lidamos com ganhos e perdas frequentes acabamos sentindo nossos vieses emocionais e comportamentais. Nossa mente não contabiliza ganhos e perdas da mesma forma, sendo que tendemos a sentir mais as perdas do que comemoramos os ganhos. Dessa forma os impactos do swing trade são infinitamente menores do que em prazos mais curtos como o day trade.

Outro ponto que também deve ser levado em consideração é o tempo. Nas operações de swing, o trader acaba tendo mais tempo livre entre cada operação, e poderá usar esse tempo para estudar e otimizar cada vez mais sua estratégia, obtendo melhor rentabilidade.

Além disso, as operações de swing trade demoram mais pra acontecer, o que acaba dando mais tempo para aprender melhor as questões mais técnicas como cadastro de ordem, calculo de risco e objetivo.

A questão da disponibilidade também é um ponto muito importante a ser levado em consideração, visto que traders que operam somente swing trade precisam de apenas uma ou duas horas por dia, para realizar as análises e atualizar suas operações.

De forma geral, no swing trade as coisas não acontecem com tanta intensidade e acaba sendo o mais indicado para quem está querendo começando no mercado.

Day Trade

O termo day trade se refere as operações que se iniciam e se encerram dentro do mesmo dia.

Esse é um dos prazos operacionais com maior índice de insucesso entre os trades, principalmente aqueles que iniciam diretamente pelo day tarde.

Ao contrário do swing trade, nesse prazo operacional os ganhos e perdas ocorrem com muita frequência durante o dia, fazendo com que a carga emocional seja muito maior. No entanto, quando você começa a operar de forma emocional os resultados não tendem a ser bons.

Infelizmente muitos que começam no day tarde, chegam no mercado por meio da “glamourização” que o day trade sofre. Isso vem por meio de falsas promessas de que é uma operação que traz dinheiro de forma fácil e rápida e muitas das pessoas que iniciam com esse mindset acabam se frustrando.

Assim como qualquer outra atividade o day trade pode sim gerar bons resultados, porém, é o prazo operacional mais complexo de ser operado e o trader sofrerá com os fortes impactos emocionais causados pela oscilação do seu patrimônio.

É importante também se atentar a disponibilidade, pois no day trade as vezes algumas operações poderão durar até o fim do pregão, e o trader precisará ficar o dia inteiro em frente ao computador. Por ser um prazo mais rápido, os sinais ocorrem com rapidez e será preciso ser ágil quando isso ocorrer.

Atualmente as corretoras trabalham com margem de garantia, não sendo necessário ter um grande capital para operar day tarde, basta usar os ativos em custódia como garantia. Deve se ter muito cuidado, pois no day trade é primordial um bom controle de risco, caso contrário as coisas podem não sair como planejado.

Conclusão

De forma geral, não existe melhor ou pior, mas sim aquele que está de acordo com o seu perfil e com as suas condições. Nada impede que um trader faça day tarde e swing trade ao mesmo tempo. Porém, para aqueles que estão iniciando é interessante que entenda muito bem ambos os prazos para depois começar a realizar suas primeiras operações. 

Entenda que ambos os prazos são interessantes e para se dar bem é necessário muito estudo e dedicação.

Róger Morais

 



TÓPICOS