Blog Messem

O primeiro passo dos investimentos

  

Bi5.jpg

Todos sabem que o primeiro passo na maioria das vezes acaba sendo o mais difícil, pois, exige que você saia da zona de conforto. Quando se trata de investimentos não é diferente, a parte mais difícil de investir acaba sendo a parte de poupar. Não existe investimento sem que tenha dinheiro disponível no final do mês. Para aqueles que buscam fazer sobrar um dinheirinho no final do mês, será que você está fazendo isso da forma correta?

Muitos professores e educadores financeiros falam muito a respeito de cortar os gastos desnecessários, ou então cortar o cafezinho e outras coisas que são taxadas de desnecessárias mas trazem algum prazer. Acontece que devemos ter muito cuidado com isso, pois, para que o fato de investir se torne um hábito é necessário que seja de alguma forma prazeroso.

No entanto, você não precisa deixar de fazer o que você gosta ou tomar aquele cafezinho que você ama. Basta que você tenha uma diferença entre sua receita e sua despesa, o que chamamos de Fator RD (Receita/Despesa).

Para calcular o seu fator RD basta você dividir suas receitas pelo valor das suas despesas.

Vamos imaginar três cenários:

B1_A.jpg

Repare que no primeiro quadro temos o indivíduo que gasta mais do que ganha, o endividado.

No segundo quadro temos aquele indivíduo que não tem dívidas mas que também não guarda dinheiro.

No último quadro temos então aquele que guarda dinheiro ou gasta menos do que ganha.

Quando se fala em fator RD o objetivo é que esse número seja sempre maior que um, e quanto maior, melhor. No entanto, existem duas formas de você aumentar o seu fator RD.

A primeira delas é a que mencionamos lá no início, que é tentando reduzir as despesas, cortando cafézinho, abrindo mão de alguns jantares caros ou roupas de grife. Nesse ponto devemos ter muito cuidado para que esses cortes nos gastos não interfiram na auto estima, ou então na sua motivação.

A segunda forma, é também a que eu mais acredito que dê certo no longo prazo. Nada mais é do que aumentar o valor das receitas. Muitas vezes a mesma energia gasta reduzindo as despesas poderá ser gasta em aumentar as receitas. No entanto, existem diversas vantagens em focar no aumento de receitas:

  • Quando se fala em aumentar a receita é descobrir novas formas de fazer dinheiro, isso pode acabar dando um novo caminho para sua vida. Você pode acabar descobrindo uma nova paixão, em um outro business.

  • Outra vantagem é que você não precisará abrir mão das coisas que te dão prazer, como o famoso cafezinho.

  • Quando você tenta reduzir as despesas há um limite, você pode deixar de sair, de tomar café, de fazer todas as coisas que gosta, e mesmo assim você vai conseguir acumular algo menor que sua receita. Já quando focamos na receita o ganho pode ser ilimitado, tudo dependerá do seu esforço e vontade.

  • Muitas vezes pessoas que deixam de gozar dos prazeres da vida por conta de problemas financeiros acabam desenvolvendo problemas que mexem com a saúde, como a depressão.

Não confunda as coisas, gastos desnecessários devem ser cortados quando queremos acumular patrimônio. No entanto, isso não precisa ser um fardo para você.

Foque em aumentar suas receitas, e poupar dinheiro. Dinheiro investido traz conforto para sua vida, se você fizer disso um hábito será questão de tempo para atingir seus objetivos.

Róger Morais

 



TÓPICOS