Blog Messem

Faça você mesmo sua aposentadoria

  

B3 (2).jpg

Faça você mesmo a sua aposentadoria!  Com o passar dos anos muitas coisas mudam, necessidades, costumes, coisas que no passado eram essenciais hoje pode ser que não sejam. 

No entanto, um costume que certamente seus pais ou avós tinham e você não terá mais é o de esperar pelo governo para se aposentar. Infelizmente quando se fala em previdência, aposentadoria por idade e tempo de trabalho o futuro é cada vez mais incerto. Com frequentes mudanças nas leis de aposentadoria pode ser que o seu sonho de se aposentar na melhor idade fique cada vez mais distante.

O futuro é incerto mas tenho certeza que você não quer deixá-lo na mão do governo (independente de qual seja).

Para entender melhor os perigos que nos aguardam em relação a previdência veja a figura a seguir.

A figura abaixo foi retirada do site do IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, essa imagem trata da pirâmide etária no cenário de 1980.

Na previdência brasileira os mais novos pagam para os mais velhos se aposentar. E isso era adequado até meados de 1980. Onde tínhamos grande parte da população contribuindo para um número bem menor de aposentados.

Nos dias atuais, o cenário não é tão otimista assim, pois, com o passar dos anos, as pessoas passaram a ter menos filhos; logo, a quantidade de crianças começou a diminuir à medida que os anos foram passando.

O que está fazendo com que essa pirâmide fique invertida, uma vez que as crianças da época de 1980, agora com aproximadamente 40 anos, precisarão se aposentar. Porém, o número de pessoas que contribuem diminuiu pelo fato delas terem tido menos filhos.

A imagem a seguir mostra uma projeção dos próximos anos para o Brasil.

APOIO_B.jpg

Repare que em algum momento no decorrer dos anos, as pessoas que contribuem não terão mais condições de sustentar as pessoas que vierem a se aposentar. Isso, somando-se ao aumento frequente da expectativa de vida, terá como efeito mais aposentados do que contribuintes.

Então, como a previdência é uma pirâmide na qual os mais novos pagam para os mais velhos, podemos ver que isso poderá se tornar insustentável e trazer sérios problemas para aqueles que trabalharam a vida toda esperando para se aposentar da forma convencional. 

Dessa forma, torna-se necessário começar a pensar em nossa aposentadoria desde cedo e estudar as opções que possam nos garantir um futuro independente do governo.

Existem inúmeras estratégias para investir visando a aposentadoria, ativos de longo prazo normalmente possuem uma taxa de juros bem atrativa.

Você também pode contar com uma previdência complementar. 

A previdência complementar é um produto que vem agradando cada vez mais investidores, tornando-se cada vez mais presente nas carteiras de investimentos dos brasileiros. Ao investir via previdência complementar você tem algumas vantagens:

  • Sucessão patrimonial: Só quem já precisou passar por elaboração de inventário e divisões de herança sabe a burocracia envolvida nessas questões. No caso da previdência privada, esse tipo de transição é facilitada e seus herdeiros poderão ter acesso a suas reservas de forma mais rápida e fácil.

  • Aportes automáticos: A maioria das previdências contam com débito automático, o que ajuda as pessoas a poupar mensalmente e manter a consistência de aportes a longo prazo.

  •  Não incidência de come cotas: O pesadelo dos investidores quando se fala em investimentos a longo prazo. Na previdência privada não há a incidência do come cotas o que favorece seu investimento para longo prazo.

  • Portabilidade: O investidor pode trocar de previdência de forma fácil e sem ter que realizar um resgate. Assim, não há necessidade de antecipar o pagamento de IR e nem reiniciar a tabela regressiva.

  • Desconto no IR: Quem opta pelo PGBL pode abater até 12% da renda bruta tributável anual no imposto de renda, desde que opte pelo modelo completo e seja contribuinte do INSS.

Vale lembrar, que pensar desde cedo na previdência deixou de ser uma opção e deve ser considerado uma necessidade, visto que é mais seguro fazer por nós mesmos a nossa previdência, evitando depender unicamente dos benefícios do governo.

Você pode ainda contar com a Messem Investimentos para entender melhor as estratégias disponíveis e ainda entender qual delas mais se adéqua ao seu perfil de investidor.

Pense desde cedo no seu futuro!

Róger Morais

 



TÓPICOS