Blog Messem

Investir com banco x corretora: conheça as diferenças e saiba como escolher!

Investircombancoxcorretora_quaisasdiferenasecomoescolher_.jpg

Muitos brasileiros ainda procuram grandes bancos para investir, principalmente aqueles que não conhecem as alternativas que o mercado oferece ao investidor. Contudo, nos últimos anos, as corretoras de valores têm se tornado cada vez mais populares – graças às suas inúmeras vantagens.

Por terem um leque de opções bastante amplo e serviços voltados especificamente para as carteiras de investimento, elas merecem destaque. E precisam ser conhecidas por quem deseja contar com uma instituição focada em oferecer as melhores alternativas de investimento do mercado.

Neste conteúdo você entenderá as diferenças entre um banco e uma corretora. E saberá como escolher a melhor alternativa para investir e compor seu patrimônio. 

Acompanhe a seguir!

Quais as diferenças entre os bancos e corretoras?

Os bancos são instituições financeiras reguladas pelo Banco Central brasileiro. Eles oferecem diversos serviços que não estão, necessariamente, ligados aos interesses de investimentos dos clientes. Por exemplo, conta corrente, cartão de crédito, financiamentos etc.

Já as corretoras de valores também são instituições financeiras, mas focadas em distribuir investimentos e permitir aos seus clientes o acesso a um amplo portfólio de alternativas. Entre elas estão títulos de renda fixa, Fundos de Investimentos, ativos e derivativos da bolsa de valores etc.

As corretoras atuam, portanto, como intermediadoras entre o investidor e o mercado de investimentos. Assim, oferecem plataformas próprias para que o cliente invista em produtos e ativos e acompanhe resultados.

Para entender melhor todas as diferenças entre os bancos e corretoras, a seguir você conhecerá alguns fatores importantes a considerar acerca dessas duas alternativas.

Confira e aprenda!

Produtos oferecidos

A primeira diferença relevante entre os bancos e corretoras são os produtos de investimentos oferecidos por ambos. É comum que os bancos ofereçam apenas os títulos próprios, ou seja, produtos que eles mesmos emitem.

Ou seja, os bancos possibilitam o aporte em títulos públicos. Entretanto, outros produtos de renda fixa e muitos fundos disponíveis costumam ser emitidos ou administrados por eles. 

Já as corretoras agem como distribuidoras de outras instituições. Ou seja, oferecem investimentos de diversas fontes. Por isso, é comum considerar a corretora como uma alternativa que garante mais liberdade e opções de investimento. 

Para o investidor, esse leque de opções traz mais oportunidades para compor uma carteira mais sólida, equilibrada e mais alinhada às suas necessidades. E pode, inclusive, ajudar a ampliar a rentabilidade do seu portfólio.

Serviços disponíveis

Os serviços que as duas instituições prestam também são diferentes. Como você viu, as corretoras são totalmente voltadas para investimentos. Assim, não apresentam procedimentos de bancos tradicionais.

Já os bancos são mais diversos. Além dos produtos de investimento, também oferecem outros serviços ligados ao mercado financeiro. Os mais conhecidos são a caderneta de poupança e a conta corrente, além das transferências para contas de outra titularidade.

Grandes bancos também prestam serviços como financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, penhor etc. Isso faz com que a instituição não tenha uma especialidade, principalmente porque os gerentes costumam trabalhar com todas essas opções. Assim, eles não costumam atender às necessidades dos investidores.

Dessa maneira, os produtos e os serviços da corretora são mais direcionados a satisfazer as necessidades de quem deseja investir. 

Atendimento

Devido às inúmeras tarefas exercidas diariamente e à quantidade de clientes atendidos, o gerente de banco não costuma oferecer atendimento personalizado. Eles buscam alcançar metas e não focam nas necessidades particulares da sua carteira de clientes.

Já as corretoras contam com o suporte dos assessores de investimentos. Trata-se de profissionais vinculados, focados em investimento, que atuam de modo a fornecer todo o apoio necessário para quem deseja investir dinheiro e construir patrimônio.

Burocracia e praticidade

Os bancos estão mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Por isso, costuma-se pensar que realizar investimentos com essas instituições seja mais prático. Mas este é um mito, tendo em vista que a abertura de contas em corretoras é desburocratizada.

Todo o procedimento é feito de forma online, pelo site ou aplicativo das corretoras. Vale lembrar que é fundamental tomar alguns cuidados para não cair em golpes. Contudo, escolhendo uma boa instituição, o procedimento é seguro.

Dessa maneira, vale a pena contar com as corretoras para usufruir da praticidade de fazer investimentos. E não se esqueça que bancos oferecem opções bastante restritas de ativos, o que pode diminuir as possibilidades de compor um portfólio eficiente.

Como escolher uma boa corretora?

Conhecendo as diferenças entre os bancos e corretoras você conseguiu perceber as vantagens da segunda, não é mesmo? Mas ainda é preciso saber como escolher uma boa instituição financeira para seus investimentos.

A seguir você conhecerá alguns fatores que deve considerar na hora de escolher uma boa corretora!

Identificar a regularidade

Um ponto fundamental ao escolher uma corretora para investir é a sua regularidade e segurança. Desse modo, você evita fraudes e pode confiar o seu capital para realizar os investimentos que preferir.

Lembre-se de que a instituição terá acesso aos valores disponíveis em conta e poderá intermediar operações, sempre autorizadas, com o seu dinheiro. Dessa forma, saber se ela é regular é muito importante para não ter prejuízos.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é responsável por regular essas instituições. Assim, ela fiscaliza as corretoras e informa rotineiramente a situação de cada uma, inclusive em relação às fraudes e ilegalidades.

Analisar as alternativas de investimento

Outro fator essencial ao escolher uma boa corretora é analisar as alternativas de investimento que ela oferece. Lembre-se que a diversificação de ativos da sua carteira é central para manejar riscos.

Por isso, veja quais opções a corretora oferece. Aqui, uma boa dica é verificar quais são os investimentos de renda fixa e de renda variável disponíveis. Isso inclui avaliar, além de títulos e ativos, as opções em Fundos de Investimento disponíveis na plataforma.

Verificar a satisfação de outros clientes

Uma forma interessante de analisar se a corretora é realmente diferenciada e presta um bom serviço é buscando a opinião de outros clientes. 

Procure opiniões em sites especializados e redes sociais. Se você tiver conhecidos que investem, pergunte qual a corretora utilizada. Dessa maneira, poderá determinar se ela presta um bom serviço e cumpre com suas obrigações. 

Avaliar as assessorias de investimento

Como vimos, o papel do assessor de investimentos é fornecer suporte aos investidores. Ele pode, por exemplo, esclarecer dúvidas sobre os títulos e ativos do mercado.

Ele não indica quais aportes o investidor deve fazer, mas oferece informações relevantes para a tomada de decisão. Com o apoio deste profissional, fica mais fácil conhecer como cada opção funciona, seus potenciais riscos, rentabilidade esperada, liquidez e prazos.

A qualidade do serviço de assessoria, inclusive, pode ser um critério no momento de escolher uma boa corretora. Por isso, veja quais são as assessorias de investimento vinculadas à corretora de seu interesse e conheça seu trabalho. 

Agora você já conhece as principais diferenças entre investir em banco e corretora e tem condições de fazer uma escolha mais segura e adequada para suas necessidades. E, na hora de decidir sobre qual corretora escolher, não deixe de considerar os pontos apresentados neste conteúdo!

Quer entender como uma assessoria de qualidade pode ajudar você a tomar boas decisões de investimento? Então fale conosco e conheça nossos serviços!

 



TÓPICOS