Blog Messem

ETF HASH11: uma nova alternativa para investir em criptomoedas

ETF HASH11_ uma nova alternativa para investir em criptomoedas.png

Se você acompanha o mercado financeiro, já deve ter lido notícias sobre os chamados criptoativos. Eles têm ganhado destaque no mercado e atraído a atenção de investidores. Nesse cenário, o ETF HASH11 pode se tornar uma alternativa interessante para quem deseja investir em criptomoedas.

Esse fundo de investimento é uma novidade do mercado brasileiro que pode facilitar seu acesso às chamadas moedas digitais. Antes de investir, entretanto, é preciso conhecer quais são as suas características.

Neste artigo, é possível conferir o que é o ETF HASH11, como ele funciona e se ele pode ser indicado para a sua carteira de investimentos. Confira!

O que é um ETF e como ele funciona?

Antes de aprender sobre um ETF específico, vale a pena conhecer esse tipo de investimento. O exchange traded fund (ETF), ou fundo de índice, é um tipo de fundo de investimento que visa refletir o desempenho de um indicador de mercado.

Para que isso seja possível, o gestor profissional utiliza o índice escolhido como referência para composição da carteira. A intenção é investir nos mesmos ativos e na mesma proporção que o indicador apresenta para conseguir replicá-lo.

Com isso, o resultado de um ETF, antes de taxas e impostos, é bastante semelhante ao desempenho do indicador escolhido.

O que são criptomoedas?

Para conhecer o HASH11, também é fundamental entender o que é uma criptomoeda. Considerada um tipo de criptoativo, essa é uma moeda virtual. Ela existe a partir de algoritmos, protocolos de segurança e outros elementos que permitem a realização de transações.

Assim, entre as características das criptomoedas estão a descentralização, o anonimato e a liberdade para realizar operações. Nesse caso, a transação é diferente de um câmbio tradicional, que é regulamentado por instituições financeiras e deve ter lastro compatível, por exemplo.

Em relação à segurança, saiba que a maioria das criptomoedas funciona com base na tecnologia de blockchain, onde são registradas as transações anônimas. Ainda, com o passar dos anos, algumas criptomoedas passaram a ser aceitas como forma de pagamento, o que aumentou seu valor.

Como investir em criptomoedas?

Diante da popularidade das criptomoedas no mercado, algumas opções passaram por uma valorização considerável desde a sua criação, como no caso do bitcoin. Com isso, muitos investidores passaram a enxergar uma oportunidade de investimento.

Antes do ETF HASH11, existiam apenas duas maneiras de investir nas moedas virtuais. A primeira era por meio da aquisição direta, feita nas chamadas exchanges. A segunda acontecia ao adquirir cotas de fundos com exposição a esse mercado.

Mesmo assim, a compra de ativos digitais representava a menor parte do portfólio dos veículos financeiros. Ainda, na compra individual, vale destacar que as criptomoedas não são regulamentadas no Brasil e em diversos países. Isso faz com que o investimento direto ofereça um risco maior.

Quais são as características do ETF HASH11?

Diante do crescente interesse do mercado financeiro e da situação dos criptoativos em termos de regulamentação, a Hashdex criou o HASH11. O ETF acompanha o chamado NASDAQ Crypto Index (NCI), um índice de criptomoedas desenvolvido em uma parceria da gestora com a NASDAQ.

Esse indicador é composto por seis criptomoedas: bitcoin, ethereum, litecoin, chainlink, bitcoin cash e stellar. Além de estarem entre as principais e mais representativas moedas virtuais, elas atendem aos seguintes critérios:

·         alta liquidez;

·         preço flutuante;

·         presença em 3 exchanges, no mínimo;

·         apoio mínimo de 2 custodiantes;

·         representação mínima de 0,5% do mercado.

O rebalanceamento do índice acontece a cada 3 meses e pode contemplar novas moedas digitais, desde que elas cumpram todos os critérios. Além disso, a custódia das criptomoedas é feita por grandes empresas regulamentadas nos Estados Unidos.

Para completar, o fundo foi autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e é o primeiro desse tipo no Brasil. Portanto, ele também é negociado na bolsa de valores brasileira.

Quais são as vantagens do ETF HASH11?

Após conhecer as características do ETF HASH11, vale a pena explorar os aspectos positivos que esse veículo financeiro oferece. Um deles é a praticidade para quem deseja investir em bitcoins ou em outros criptoativos. Em vez de comprar cada moeda digital individualmente, é possível adquirir as cotas do ETF.

Essa é uma operação mais simples e familiar para quem já faz outros investimentos na bolsa de valores, por exemplo. A alternativa também não exige que o investidor acompanhe de perto o mercado de criptoativos, pois a gestão fica a cargo da Hashdex.

Outro aspecto importante envolve a regulamentação. Como você viu, o ETF HASH11 é regulado e autorizado pela CVM, diferentemente do que acontece na negociação de criptoativos em exchanges, por exemplo. Isso pode trazer maior segurança ao investidor.

Há, ainda, os benefícios relacionados às próprias criptomoedas. O investimento permite aproveitar possíveis valorizações sobre as moedas, além de ser uma forma de diversificar a carteira. Afinal, o ativo apresenta uma descorrelação com outros investimentos da renda fixa e da renda variável.

Quais são os riscos do ETF?

Embora as vantagens do HASH11 possam ser atraentes, é necessário conhecer seus riscos antes de considerar o investimento. Para começar, há o risco de mercado, já que as moedas digitais podem se valorizar ou desvalorizar ao longo do tempo. A alta volatilidade, então, é um ponto importante a se observar.

Também existe o risco de liquidez do investimento. Apesar de ser menos intenso quando se trata de cotas de fundos, devido ao maior número de interessados, ele ainda está presente. Ademais, o fato de os criptoativos não serem regulamentados intensifica os riscos envolvidos.

Vale a pena investir em criptomoedas por esse ETF?

Após aprender o que é o ETF HASH11 e como funciona, é preciso saber se ele é adequado para a sua carteira. Primeiro, analise o seu perfil de investidor. Normalmente, investidores moderados e arrojados podem se sentir mais confortáveis com os riscos envolvidos nessa alternativa.

Depois, considere os seus objetivos e os prazos associados a eles. Por exemplo, investir em médio ou longo prazo ajuda a diminuir os impactos da volatilidade, o que pode diluir os riscos.

Além disso, avalie se as vantagens de investir em criptomoedas via HASH11 são realmente atrativas para você. A alternativa pode ser interessante, principalmente por ser mais segura e prática que o investimento direto devido à sua regulamentação.

Ela também pode ser adequada para diversificar a carteira ou rentabilizar parte do portfólio. Por fim, se você acredita que essa é uma boa opção para investir, basta abrir conta em uma corretora de valores para acessar esse ETF pelo próprio home broker e fazer a compra.

Agora que já explorou o ETF HASH11, você tem uma nova oportunidade para investir em criptomoedas. No entanto, avalie corretamente suas características para ter a certeza de que a escolha faz sentido para a sua realidade.

Precisa de ajuda para conhecer mais sobre essa ou outras alternativas do mercado? Entre em contato com a Messem Investimentos e veja como podemos ajudar!

 



TÓPICOS