Blog Messem

O que é COE: entenda o investimento que combina elementos da renda fixa e renda variável

O que é COE entenda o investimento que combina elementos da renda fixa e renda variável.png

Se você busca diversificar a carteira de um jeito simplificado, uma opção é o COE. Mas o que é COE e como funciona esse investimento? Sua principal característica é mesclar ativos de renda fixa e variável, com condições variadas dependendo da alternativa escolhida.

Por suas características, ele pode servir bem a diferentes perfis. Desse modo, o investidor pode encontrar um produto que se encaixe naquilo que ele busca para fazer seu dinheiro render.

Quer entender melhor como funciona esse veículo de investimento? Então não deixe de acompanhar as informações reunidas neste post.

A seguir, você entenderá o que é COE, quais são os tipos existentes no mercado, suas vantagens e se vale a pena fazer o investimento.  Boa leitura!

O que é o investimento em COE?

COE é a sigla para certificado de operações estruturadas, um veículo de investimento mais recente no Brasil, pois está disponível para os investidores desde 2015. Em outros países, o COE recebe a denominação de notas estruturadas.

A partir dele, você tem a possibilidade de aportar em ativos e derivativos de renda fixa e renda variável juntos. Assim, mesmo apresentando as duas classes de investimento, ele tem o aspecto de apresentar um risco controlado — por conta da combinação.

Isso acontece porque os certificados, ao mesclarem as duas classes de investimentos, apresentam os aspectos dos dois grupos. Logo, o investidor pode investir na renda variável sem estar exposto a todos os riscos que os ativos da bolsa de valores oferecem, por exemplo.

Com os aportes no COE, você pode balancear melhor o risco, pois o veículo também terá alternativas consideradas mais seguras, como as de renda fixa. Por todos esses detalhes, pode-se dizer que o certificado de operações estruturadas apresenta características bem particulares.

Esses produtos são estruturados por profissionais do mercado financeiro e ficam disponíveis em corretoras de valores. Desse modo, você pode encontrar diversas opções e escolher a melhor alternativa para o seu caso.

Como funciona esse investimento?

Agora que você já sabe o que é COE, é importante entender que sua proposta é, justamente, de ser um veículo em que se possa manejar os riscos. Assim, é possível encontrar, em um só investimento, títulos de renda fixa, câmbio, ações, índices e outros ativos e derivativos.

Inclusive, os COEs podem ter exposição internacional. E existe uma grande diversidade no mercado, de modo que você pode verificar produtos com variados prazos, valor mínimo de aporte e outras condições.

A montagem da chamada operação estruturada fica a cargo da instituição financeira emissora, que escolhe quais ativos farão parte do veículo. São considerados os riscos, o público-alvo e demais aspectos relevantes.

Quanto à rentabilidade do COE, ela pode variar bastante. Afinal, pode ser bem diferente de acordo com a estratégia adotada em cada produto. Isso dependerá dos ativos e derivativos que compõem o COE do seu interesse.

Dessa maneira, por conter diferentes ativos, esse investimento aproveita possibilidades variadas de rentabilidade. No entanto, normalmente, você já conhece as perspectivas de retorno do COE já na sua emissão.

Além disso, é a própria instituição financeira emissora que define o aporte mínimo do COE, valor que varia segundo a complexidade das alternativas incluídas no certificado. Apesar disso, é possível encontrar COEs bastante acessíveis no mercado.

Outro fator importante para ter em mente é a tributação. Aqui, o Imposto de Renda é cobrado de forma regressiva no resgate. A alíquota varia de 22,5% a 15%, dependendo do período em que o dinheiro passa investido.

Quais os principais tipos de COE?

Como você viu, o COE é um investimento que tem características diferenciadas. Nesse sentido, ele também pode ser de dois tipos principais: capital garantido ou capital de risco.

O primeiro oferece a proteção do capital investido. Então você tem a garantia de não perder dinheiro. Ou seja, na data de vencimento, será devolvido, pelo menos, os recursos aportados. O pior cenário é não ter rendimento nenhum, mas o montante aplicado não sofre diminuição.

Em contrapartida, o segundo tipo de COE não tem essa proteção. Logo, o risco é maior, pois pode haver perda total do capital aportado. Assim, além de poder não ter ganhos com o investimento a depender do cenário, é possível também resgatar um montante inferior ao aplicado.

Quais as vantagens dessa alternativa?

Depois de conhecer os detalhes do COE, vale entender quais as vantagens de aportar recursos nesses certificados. Confira!

Simplicidade para investir

Sem dúvida, um dos principais benefícios é a possibilidade de ter, em um único produto, acesso a elementos de diferentes investimentos de renda fixa ou variável. Além disso, é possível se expor a diferentes setores, ativos e mercados a partir do COE.

Além disso, você pode utilizar o COE para expor seu capital a operações mais complexas, que podem trazer ganhos maiores, sem assumir tanto risco.

O COE pode ser, ainda, uma opção interessante para quem está dando os primeiros passos nos investimentos. Desse modo, é possível ter exposição à renda variável, ao mesmo tempo em que se protege da volatilidade com a renda fixa.

Alternativa que se encaixa em suas escolhas

Como cada COE é montado de forma diferente, você pode escolher uma alternativa que atenda às suas expectativas quanto à rentabilidade, estratégia e prazos. Assim, pode compor seu portfólio com certificados de operações estruturadas e diversificar a carteira.

Perspectiva de ganhos

Ao mesclar a renda fixa com a renda variável, o COE pode aumentar sua possibilidade de retorno para além dos títulos mais seguros. Isso com um risco mais controlado dos prejuízos, especialmente com o COE de capital garantido.

O que considerar antes de investir em COE?

Como foi possível acompanhar, o COE pode ser interessante para quem quer aproveitar uma estratégia de investimento em ativos de classes diferentes. No entanto, antes de fazer os aportes, é recomendado identificar seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Com isso, você pode escolher o COE que se encaixa em suas expectativas e metas. Uma dica para entender melhor o produto e tirar dúvidas é contar com uma assessoria de investimento.  A partir dela se torna possível contar com suporte completo e personalizado para conhecer as possibilidades disponíveis no mercado.

Gostou de acompanhar o que é o investimento em COE? Antes de fazer aportes nessa modalidade, no entanto, não deixe de verificar se a opção está de acordo com o seu perfil e se faz sentido para sua carteira.

Quer investir nos certificados de operações estruturadas? Converse conosco e descubra as principais alternativas do mercado financeiro com a nossa assessoria!  

 



TÓPICOS