Blog Messem

5 Dicas para investir em BDR de um jeito descomplicado

Investir no exterior não precisa ser complicado ou burocrático. Cada vez mais, as alternativas de investimento tornam o processo mais simples para os investidores brasileiros. Nesse sentido, uma forma de ter aportes ligados ao mercado internacional é investir em BDR.

Com esses certificados, você pode expor sua carteira a ativos internacionais e ao câmbio. Essa também é uma forma de diversificar o portfólio — estratégia fundamental para o sucesso dos seus investimentos.

Você deseja investir em BDR e acha que é complicado realizar esse processo? Então confira 5 dicas para fazer o investimento de um jeito simples!

O que são BDRs?

Os certificados de depósito em valores mobiliários (BDRs — brazilian depositary receipts) espelham ativos de emissores estrangeiros. Eles podem representar ações ou outras alternativas, como títulos de dívida e ETFs (exchange traded funds).

Assim, os BDRs podem ser interessantes para quem quer se expor a companhias internacionais e ao câmbio. Na prática, os certificados são emitidos por instituições financeiras chamadas de depositárias. Além de adquirir os ativos, elas devem mantê-los sob custódia.

Com isso, as instituições podem emitir certificados lastreados neles. Quem investe em BDR, portanto, fica exposto aos resultados do investimento internacional. Além disso, para facilitar o acesso, esses ativos são negociados na bolsa de valores.

Quais as vantagens de investir em BDR?

Os BDRs podem ser uma alternativa para quem quer investir indiretamente no exterior. Afinal, os certificados permitem que o investidor aproveite condições que vão além das oferecidas pelo mercado interno.

Uma das grandes vantagens dos BDRs, portanto, é que ações estrangeiras e outros investimentos têm comportamento descorrelacionado com o mercado nacional. Logo, investir nessa opção colabora com a diversificação da carteira.

Consequentemente, há uma redução dos riscos e um aumento na possibilidade de retornos. Outro benefício dos BDRs é se expor a ações de empresas títulos de dívidas e fundos do exterior sem precisar sair do Brasil ou abrir conta em uma corretora estrangeira.

Isso exclui a necessidade de fazer a remessa de câmbio e atender às regras de outros países. Portanto, traz uma alternativa mais prática e acessível de investir em ativos estrangeiros.

Como investir em BDR com 5 dicas?

Agora que você o que são BDRs e quais as vantagens de investir nesses certificados, conheça 5 dicas para fazer isso de maneira simples:

1. Analise seu perfil

Como visto, os BDRs são alternativas de investimento da renda variável. Com isso, estão mais expostos à volatilidade do mercado — o que exige cuidados no momento de investir. Investidores com menor tolerância ao risco, por exemplo, podem não ficar confortáveis com o investimento.

Por esse motivo, é fundamental conhecer seu perfil antes de investir. Ele reúne suas características e, principalmente, o nível de risco que você está disposto a correr. Em geral, investidores moderados e arrojados se interessam mais pela oportunidade.

2. Tenha objetivos

Quais são os seus objetivos com os investimentos? Definir seus planos financeiros é outro passo importante para quem quer investir em BDR. Se a sua meta é viver de renda no futuro, por exemplo, vale procurar por certificados que distribuam dividendos.

Nesse caso, saiba que isso só ocorre se o ativo original distribuir os proventos. Portanto, a escolha envolve uma análise mais aprofundada das características do investimento. Ademais, os BDRs são alternativas mais adequadas para o longo prazo.

3. Faça um planejamento

Investir exige planejamento financeiro. Isso significa que o investidor precisa ter um controle de suas finanças. Assim, é possível se programar para direcionar parte das suas receitas mensais para os aportes.

Também é importante que eles sejam direcionados de acordo com suas necessidades e objetivos. Portanto, o planejamento serve para definir, a partir do seu orçamento, o montante que será investido e em quais alternativas ele será alocado.

4. Conheça os tipos de BDRs

Nem todos os certificados de depósito em valores mobiliários disponíveis no mercado são iguais. Ao fazer suas pesquisas, você pode encontrar dois tipos principais, que são os BDRs patrocinados e os não patrocinados.

Os primeiros são aqueles em que o emissor estrangeiro visa oferecer seus ativos na B3, a bolsa brasileira. Para isso, ele contrata uma empresa depositária, que fica responsável por realizar o processo de emissão dos BDRs.

Essa alternativa pode ser de diferentes níveis. Os de nível I não exigem que o emissor tenha registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No entanto, ele deve divulgar aos investidores brasileiros todas as informações que disponibiliza em seu país.

Por esse motivo, essa opção se limita às negociações no mercado de balcão organizado. Já os BDRs de nível II e III devem ser registrados na CVM. Portanto, podem ser negociados normalmente no pregão da bolsa de valores.

A principal diferença para os BDRs não patrocinados é que, nesse caso, o processo é independente. Afinal, não foi o emissor internacional quem demonstrou interesse em oferecer os certificados no Brasil.

Assim, deve partir da depositária a iniciativa de comprar os ativos internacionais e emitir os BDRs. Vale ressaltar que esse é o tipo mais comum de ser encontrado na B3.

5. Conte com uma assessoria de investimentos

Como você viu, investir em alternativas com lastro no exterior pode ser simples, mas envolve diversas análises. Conhecer as características do mercado externo também é importante para tomar uma decisão mais acertada.

Afinal, após fazer o aporte, é importante acompanhar seu investimento. Fazer isso sem ter conhecimento de mercado pode ser mais difícil. Ainda, lembre-se de que os BDRs têm características próprias, que os diferenciam das demais alternativas disponíveis na renda variável.

Porém, lidar com todas essas questões pode ser complicado, então vale contar com o apoio de uma assessoria de investimentos. Esse suporte pode ser fundamental para você fazer escolhas mais alinhadas às suas necessidades e expectativas.

O assessor de investimentos é preparado para solucionar dúvidas referentes aos investimentos. Assim, ele pode apresentar em detalhes as características de cada alternativa e seus diferenciais. Isso permite que você consiga embasar escolhas que combinem com sua estratégia e com seus objetivos.

Viu como investir em BDR pode ser simples aplicando apenas 5 dicas? Essa alternativa de investimento pode ajudar a diversificar internacionalmente a sua carteira. Assim, seus resultados podem ser ainda mais sólidos no longo prazo.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite para entender o que é e por que contar com uma assessoria de investimentos!

 



TÓPICOS