Blog Messem

Seguro para empresas: o que é, tipos e qual a importância de considerar?

Quem é empreendedor — ou pretende se tornar um — precisa conhecer o seguro para empresas. O serviço pode ajudar a proteger o negócio de sinistros e tem um papel importante na saúde financeira da companhia.

Apesar de os seguros pessoais e de automóveis serem bastante conhecidos, as modalidades empresariais ainda podem trazer dúvidas. Dessa maneira, entender como cada uma funciona e suas particularidades auxilia na sua tomada de decisão.

A seguir você aprenderá o que é e como funciona um seguro para empresas, seus principais tipos e as vantagens da contratação. Continue a leitura!

O que é e como funciona o seguro empresarial?

O seguro para empresas, ou seguro empresarial, é uma modalidade de garantia e reembolsos que serve para proteger o patrimônio da empresa contratante. Assim, da mesma maneira que os seguros mais conhecidos, ele oferece uma cobertura para eventuais prejuízos.

No entanto, existem diversos tipos de seguros para empresa. Afinal, cada ramo tem necessidades específicas. Além disso, uma mesma companhia pode contratar diversos seguros para situações diferentes.

Desse modo, o seguro mais comum — e que pode ser utilizado como exemplo para entender seu funcionamento — é aquele referente a danos patrimoniais ao negócio. Para ter essa proteção, uma empresa realiza a contratação com uma seguradora.

Elas são instituições especializadas no assunto e regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados — a Susep. Assim, as seguradoras podem oferecer seguros enquanto a empresa contratante tem a garantia de que a atuação dessa intermediária segue as normas do órgão.

Na apólice contratada estarão incluídas todas as coberturas previstas. Essas coberturas dizem respeito aos sinistros que podem ocorrer e que a empresa terá um reembolso por parte da seguradora, segundo as regras em contrato.

No caso dos danos patrimoniais, as coberturas são referentes, por exemplo, a incêndios, desastres naturais, problemas elétricos, entre outros. Dessa forma, se um desses sinistros ocorrer e trouxer prejuízos, o seguro pode ser acionado.

Após a solicitação, a seguradora avalia a situação e libera o pagamento acordado na apólice. Para ter direito a esse serviço, a empresa paga um valor chamado prêmio. Ele pode ser mensal ou mesmo de forma única, a depender do contrato.

Além disso, o pagamento referente ao reembolso pelo sinistro também é definido em contrato. Ele pode ser um percentual do dano, de acordo com avaliações específicas.

Quais são os tipos de seguro para empresas?

Agora que você já sabe o que é um seguro para empresas e como ele funciona, é fundamental conhecer os seus principais tipos. Lembre-se de que existem diversas modalidades, que podem ser mais adequadas para determinados segmentos ou necessidades.

Confira:

Seguro patrimonial

O seguro empresarial em relação ao patrimônio é um serviço essencial para todas as companhias. Esse tipo de seguro visa proteger a empresa de sinistros que possam comprometer seus bens, como o imóvel, maquinário, estoque e outros.

Por isso, a cobertura pode ser bastante variada e distinta conforme cada tipo de companhia. Veja quais são as mais comuns:

●        incêndios, desastres e problemas elétricos;

●        furtos e roubos;

●        quebra de objetos e máquinas;

●        pagamento de aluguéis.

Como você viu, na ocorrência de um desses sinistros, a empresa terá direito a uma indenização conforme a apólice contratada. Vale ressaltar que a cobertura contra incêndio é uma exigência da legislação, então deve estar presente em todas as companhias.

Seguro de vida empresarial

Outra cobertura relevante para as empresas é o seguro de vida empresarial. Nesse caso, a companhia não é o segurado da apólice, mas sim os funcionários e colaboradores que preenchem os requisitos do serviço.

O seguro de vida empresarial busca trazer proteção e indenização para os funcionários da empresa que possam vir a falecer ou ficar incapazes. Dessa maneira, ele funciona como um seguro de vida comum, mas é contratado pelo negócio aos seus funcionários.

Assim, a ideia é proteger o capital humano da empresa. Isso traz benefícios tanto para os funcionários quanto para a própria companhia. Afinal, quando os empregados reconhecem a preocupação do empregador e têm esse benefício podem ficar mais motivados para o trabalho.

Seguro de responsabilidade civil

Também é muito importante falar sobre o seguro de responsabilidade civil por danos causados pela empresa. Nesse sentido, é fundamental saber o que é a responsabilidade civil e quando ela se caracteriza.

Conforme as normas do Código Civil, quando alguém causa um dano à outra pessoa pode ter que indenizá-la por perdas e danos. Já para as empresas também é preciso considerar o risco do negócio, que afasta a necessidade de comprovação de culpa.

Ele geralmente acontece em casos envolvendo consumidores. Logo, quando a empresa comete um dano aos seus clientes, deverá indenizá-los. Esse é um risco que toda companhia corre — tendo em vista a natureza das relações comerciais.

Por isso, o seguro de responsabilidade civil busca garantir uma indenização à empresa — que deve pagar por perdas e danos. Então a companhia receberá um reembolso nessas situações.

Por que considerar fazer um seguro empresarial?

Como você viu, existem diferentes tipos de seguros empresariais. Por isso, cada um deles pode trazer vantagens interessantes para o seu negócio. Contudo, o principal benefício comum entre eles é capacidade de garantir uma melhora na gestão financeira e na utilização de recursos por parte da companhia.

Os sinistros causam diversos problemas financeiros e pessoais para o negócio. Quando o setor financeiro é pego de surpresa, todo o planejamento pode ser afetado por gastos inesperados — e que envolvem, normalmente, altos custos.

Nesse contexto, os seguros garantem o planejamento, considerando que o prêmio pago é combinado previamente. Dessa forma, os valores já podem constar no orçamento — para que a empresa arque com os custos com maior tranquilidade.

Além de proteger a saúde financeira da empresa, os seguros podem ter outros benefícios. Por exemplo, aqueles que são voltados para os funcionários, como o seguro de vida, contribuem na gestão de pessoas. E esse é outro aspecto essencial para a competitividade de uma companhia.

Oferecer esses serviços aos funcionários aumenta a produtividade e melhora a retenção de talentos. Afinal, os colaboradores se sentem mais à vontade no trabalho e percebem uma preocupação da empresa em relação a eles.

Entendeu como funciona o seguro para a empresa, seus principais tipos e por que vale a pena considerá-lo? Lembre-se de que os benefícios não se dão somente no âmbito do negócio, mas também em relação a funcionários e terceiros afetados pelos sinistros.

Ficou interessado em conhecer outros serviços e investimentos para sua empresa? Então conte com a assessoria da Messem!

 



TÓPICOS