Blog Messem

ESG: o que significa e como investir pensando no meio ambiente?

A necessidade de tornar a atividade econômica mais sustentável é uma discussão cada vez mais presente entre pessoas e empresas. Nesse contexto, surgiu o conceito de ESG, que une o comprometimento com o meio ambiente, a governança corporativa e o aspecto social.

Essa é uma forma de acompanhar as práticas das empresas para incentivar o compromisso com o desenvolvimento limpo. Além disso, o ESG oferece aos investidores a chance de destinar o seu dinheiro a companhias que geram um impacto positivo para a natureza e para a sociedade.

Quer conhecer mais sobre o investimento ESG? Confira as principais informações sobre essa classificação neste artigo!

O que significa investimento ESG?

O investimento ESG tem relação direta com empresas que seguem boas práticas no que se refere ao seu compromisso ambiental (environmental), social (social) e de governança corporativa (governance).

Assim, é possível encontrar diversas alternativas de investimento ligadas às companhias que seguem esses critérios no mercado financeiro. Mas, por que vale a pena se atentar a essas oportunidades?

Considerando os desafios ambientais cada vez mais evidentes, bem como as dificuldades sociais, é relevante pensar sobre o comprometimento das empresas com as melhorias desses aspectos. Dessa forma, a sustentabilidade assume um papel central quando se trata de investimentos com propósito.

O conceito é frequentemente associado às questões ambientais. Afinal, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao uso consciente dos recursos naturais. Além disso, ela também abrange o descarte adequado e a redução da emissão de poluentes.

No entanto, esse termo não se limita ao meio ambiente. Ser sustentável, de maneira ampla, significa ter a capacidade de atender às necessidades do presente sem que isso prejudique o futuro. Para esse objetivo é preciso adotar ações que possam ser sustentadas de maneira longeva.

Desse modo, o investimento ESG se torna uma possibilidade para investidores que desejam se expor, direta ou indiretamente, a negócios compromissados em desenvolver boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Por que o ESG é tão importante no âmbito dos investimentos?

Como você viu, os investimentos com foco nos critérios ESG estão ganhando destaque no mercado financeiro, aliados a outras iniciativas de desenvolvimento consciente. Afinal, eles surgem como respostas aos desafios globais.

Ser sustentável é uma necessidade para garantir a qualidade da vida na terra. Com isso, os critérios ESG também são uma forma de as empresas e o mercado financeiro se alinharem ao novo perfil dos consumidores. Isso porque a procura por produtos e serviços com esses compromissos é crescente.

Assim, a adequação às práticas ESG pode ser muito vantajosa para as empresas e, consequentemente, para seus investidores. Diante da necessidade de otimizar o uso dos recursos, os negócios podem ter mais eficiência e reduzir os custos operacionais, elevando a sua lucratividade.

Também é relevante mencionar que essas companhias fortalecem a sua imagem no mercado e reduzem os riscos em suas atividades. Ademais, como as normas ambientais têm se tornado mais rígidas, as empresas sustentáveis apresentam menos chances de sofrerem multas ou outras sanções.

Como identificar uma empresa alinhada aos critérios ESG?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância dos critérios ESG para a atividade das empresas e para os investidores, precisa entender também como essas companhias podem ser identificadas.

Quem pretende investir em empresas alinhadas ao ESG ou adquirir títulos emitidos por elas precisa conhecer cuidados a serem observados para se certificar de que a companhia realmente é comprometida. É preciso ter ainda mais atenção por conta de uma prática chamada de greenwashing — traduzida como maquiagem verde.

Como a sustentabilidade se tornou uma preocupação do mercado, existem empresas que tentam aproveitar os resultados gerados, mas sem atender aos critérios. Elas divulgam informações falsas ou imprecisas para transmitirem uma imagem de sustentáveis.

Assim, para identificar as companhias sérias e evitar aquelas que praticam greenwashing, é pertinente observar alguns fatores. Entre eles estão os índices ESG.

O mercado de investimentos conta com indicadores destinados aos ativos ESG, que ajudam a encontrar empresas alinhadas a esses critérios. Um exemplo é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Além disso, existem certificações que indicam quais são as empresas comprometidas com a sustentabilidade. Uma delas é a ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

Para ajudar na implementação das boas práticas e orientar os consumidores sobre as marcas alinhadas aos seus propósitos, o mercado também criou selos verdes. Um exemplo é o FSC (Forest Stewardship Council, ou, Conselho de Manejo Florestal).

Quais são as alternativas de investimentos ESG?

Após entender mais sobre as empresas ESG e sua relevância para o mercado, você pode verificar as formas de investir nas companhias que seguem esses critérios.

Conheça alternativas disponíveis no mercado brasileiro!

Títulos verdes

Na classe da renda fixa é possível encontrar os títulos verdes, também chamados de green ou sustainable bonds. Eles funcionam como empréstimos, destinados a empresas públicas, privadas ou de capital misto, e incentivam projetos com impacto socioambiental.

Após o prazo do vencimento da aplicação, o investidor recebe o seu dinheiro de volta com a remuneração determinada no momento do aporte. Ela pode ser prefixada, rendendo uma taxa de juros fixa ou pós-fixada, quando segue atrelada a algum índice econômico.

Há ainda os títulos com rentabilidade híbrida, em que a remuneração tem uma taxa fixa mais a variação de um indicador da economia (que costuma ser ligado à inflação).

Ações

Já na classe da renda variável, é possível incluir na carteira as ações das empresas que atendem aos requisitos de ESG. Elas são negociadas na bolsa de valores e oferecem a participação nos resultados da companhia emissora.

Diferentemente da renda fixa, em que a relação do investidor é de credor, nas ações os investidores se tornam sócios e compartilham o desempenho e os riscos das empresas. Assim, é possível ter uma valorização dos seus papéis, mas a variação também pode ser negativa.

ETFs

ETF é a sigla para exchange traded fund — ou fundo de índice. Trata-se de um tipo de fundo de investimento que tem a finalidade de espelhar o desempenho de um índice do mercado. Para isso, são selecionados ativos que fazem parte da carteira teórica do benchmark.

Assim, existem alternativas de fundos desse tipo que acompanham índices focados na sustentabilidade. Além disso, os ETFs podem replicar indicadores nacionais e internacionais.

Fundos ESG

As pessoas interessadas em realizar investimentos ESG também podem contar com fundos com essa proposta. Eles são diversos e têm o seu portfólio composto por gestores que focam em alternativas que atendam aos critérios de sustentabilidade relacionados à sigla.

Entendeu o que é ESG e qual a sua importância para o meio ambiente e para a sociedade? Como vimos, esse tipo de investimento é relevante para preservar os recursos naturais, além de abranger os fatores sociais e de governança corporativa. Com isso, eles também podem beneficiar a sua estratégia de investimentos!

Quer conhecer mais sobre as oportunidades disponíveis no mercado? Entre em contato com a Messem Investimentose veja como nós podemos ajudar!

 



TÓPICOS