Blog Messem

Como funciona a emissão de títulos de dívida para empresas?

No mercado financeiro, os títulos de dívida são alternativas disponíveis na renda fixa e são procurados por investidores de diferentes perfis. Por isso, eles podem ser vantajosos para as empresas emissoras como forma de captar recursos.

Então, se o seu negócio precisa de dinheiro e busca as opções do mercado de capitais, o processo de emissão de aplicações pode ser interessante. Assim, é necessário compreendê-lo para definir se a alternativa vale a pena para o seu negócio — e como ter acesso a ela.

Na sequência, descubra como acontece a emissão dos títulos de dívidas e veja o que é preciso para concretizar esse processo!

O que são títulos emitidos por empresas?

Os títulos de dívidas são valores mobiliários negociados no mercado, cuja emissão tem o objetivo de captar recursos em troca do pagamento de uma rentabilidade. Quando são emitidos por empresas, os títulos têm como foco permitir que elas captem recursos dos investidores.

Esses títulos são investimentos. Logo, eles são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esse órgão é responsável por autorizar a emissão e por realizar a fiscalização das aplicações no mercado brasileiro.

Como funcionam os títulos de dívida?

Além de entender o conceito, é importante saber como os títulos de dívida funcionam. Para começar, saiba que eles podem ser públicos ou privados.

Os títulos públicos são emitidos pelo Tesouro Nacional e permitem que o Governo Federal capte recursos por meio deles. Já os títulos privados são emitidos por empresas e estão voltados para a captação por parte das companhias.

Em qualquer uma das classificações, os títulos funcionam como um empréstimo. Logo, o emissor fica obrigado a realizar o pagamento de uma rentabilidade, que pode ser:

●        prefixada: formada por uma taxa de juros fixa definida antecipadamente;

●        pós-fixada: composta pela variação de um indicador, que pode passar por altos e baixos ao longo do tempo;

●        híbrida: composta por uma taxa fixa mais a variação de um indicador, que costuma ser o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A definição das taxas dos títulos de renda fixa geralmente está atrelada às condições do mercado, de modo a tornar os títulos atraentes. Já as questões referentes à liquidez e à data de vencimento dependem do tipo de investimento e do emissor.

Quem pode emitir títulos de dívidas?

Agora que você entende como funcionam os títulos de dívida, vale saber que a emissão deles depende das características e exigências para cada aplicação. Nesse sentido, existem títulos que só podem ser emitidos por bancos, financeiras ou cooperativas, por exemplo.

É o caso de aplicações como certificado de depósito bancário (CDB), recibo de depósito bancário (RDB), letra de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA), entre outros.

Já os certificados de recebíveis imobiliários (CRIs), os certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs), as debêntures, as cédulas de crédito bancário (CCBs), as notas comerciais e outros exemplos podem ser emitidos por empresas não financeiras.

Também é preciso considerar as demandas quanto aos setores e outras características de certos títulos. Por exemplo, a emissão de títulos da dívida agrária fica limitada a empresas que atuem nesse setor.

Ademais, a emissão de debêntures é destinada a sociedades anônimas. Logo, é necessário avaliar quais são as possibilidades permitidas para a sua empresa, de modo a identificar qual título de dívida pode ser mais adequado para a sua situação.

Quais são as vantagens da emissão de títulos de dívidas?

Após identificar quais são as exigências para a emissão de títulos, é interessante saber que existem diversos benefícios nesse processo.

A seguir, veja quais são as vantagens que sua empresa pode aproveitar ao emitir títulos de dívida!

Custo reduzido

Um dos principais motivos para a emissão de títulos de dívida é o custo menor associado aos recursos obtidos. Isso acontece porque, normalmente, os juros pagos aos investidores são menores do que as taxas que seriam cobradas por bancos e instituições financeiras.

Sendo assim, o custo efetivo total das operações é menor — e isso ajuda a diminuir o endividamento geral da empresa. Afinal, há um comprometimento menor em relação aos recursos para destinar aos pagamentos.

Condições facilitadas

A emissão de títulos também permite estabelecer condições facilitadas ou mais favoráveis para a empresa. Há títulos que têm prazos iguais ou superiores a 2 anos, por exemplo. Com isso, a companhia tem um tempo maior para se capitalizar e fazer o pagamento dos investidores.

Além disso, é comum que certos títulos tenham menos liquidez, não permitindo o resgate antecipado. Essa dinâmica é positiva para a empresa, porque oferece mais previsibilidade quanto à manutenção dos recursos na gestão financeira.

Uso flexível de recursos

Com os títulos de dívida emitidos, as companhias podem utilizar o dinheiro de maneira flexível — o que nem sempre é possível com um financiamento do mercado empresarial, por exemplo. Logo, há mais liberdade para o uso dos recursos no cotidiano do negócio.

Um dos usos possíveis é para ganhar fôlego no fluxo de caixa, mantendo as obrigações em dia. Também é viável trocar uma dívida mais cara por essa alternativa, compor o capital de giro ou mesmo investir na expansão e consolidação do empreendimento.

Portanto, a emissão de títulos pode ser importante para que o negócio se posicione estrategicamente, resolva pendências financeiras ou ganhe competitividade. Em muitos casos, emitir os títulos é, ainda, útil para a continuidade da empresa no mercado.

Como emitir títulos de dívidas?  

Além de conhecer as características gerais dos títulos de dívidas, é preciso saber como fazer a emissão deles. Para isso, sua empresa deverá observar questões específicas para cada valor mobiliário e para a estrutura do seu empreendimento.

A emissão de debêntures, por exemplo, exige a convocação de uma Assembleia Geral e o registro na CVM. Já CRIs e CRAs podem ser emitidos junto a securitizadoras, enquanto as notas comerciais têm um funcionamento mais simples.

Para evitar erros ou problemas nesse processo, vale a pena contar com o apoio de uma assessoria de investimentos. Com a ajuda dos assessores, seu negócio receberá as orientações necessárias para saber como proceder e quais são os passos essenciais na emissão de títulos.

Conseguiu compreender o que são os títulos de dívida? Agora você sabe como sua empresa pode emiti-los e captar recursos por meio deles. Dessa forma, é possível aproveitar vantagens que os títulos oferecem e solidificar a atuação da companhia no mercado.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco da Messem Investimentos e entenda melhor o processo de emissão!

 



TÓPICOS